por Ascom Cesmac
O Cesmac deu mais um passo importante em sua política de internacionalização ao firmar um acordo de cooperação acadêmica com a Universidade de Coimbra, uma das instituições de ensino superior mais tradicionais da Europa. O convênio estabelece bases para o desenvolvimento de ações conjuntas nas áreas acadêmica, científica e cultural, fortalecendo o intercâmbio de conhecimento entre Brasil e Portugal.
A formalização ocorreu no dia 22 de abril de 2026, na Sala do Senado da Reitoria da Universidade de Coimbra, durante encontro institucional que reuniu representantes das duas instituições e contou ainda com a participação de outras instituições. Na ocasião, o acordo foi firmado entre a Universidade de Coimbra e a Fundação Educacional Jayme de Altavila, mantenedora do Cesmac.
O acordo prevê a realização de programas de mobilidade para estudantes e professores, participação conjunta em seminários, congressos e eventos acadêmicos, além da elaboração de projetos de pesquisa e iniciativas de intercâmbio cultural. Também estão contempladas ações voltadas à oferta de cursos internacionais e outras atividades de interesse mútuo.
Representando o vice-reitor do Cesmac, professor doutor Douglas Apratto Tenório, o coordenador do curso de Direito, professor Lean Araújo, participou da cerimônia de formalização do convênio, reforçando o compromisso institucional com a excelência acadêmica e a formação global dos estudantes. Ele esteve acompanhado do professor doutor Filipe Lôbo, também do Cesmac, que participou das agendas institucionais em Portugal.
Dando continuidade à agenda internacional, no dia 25 de abril foi realizada visita institucional a uma das mais tradicionais instituições portuguesas voltadas ao estudo e desenvolvimento de políticas públicas, também com participação de outras instituições. Na ocasião, foram discutidas possibilidades de cooperação e a internalização de iniciativas voltadas à melhoria de indicadores sociais em Alagoas.
Para o vice-reitor do Cesmac, professor Douglas Apratto Tenório, a parceria representa um avanço significativo para a instituição. “Este convênio com a Universidade de Coimbra simboliza a consolidação do nosso compromisso com a internacionalização do ensino e com a formação de profissionais cada vez mais preparados para atuar em um contexto global. Trata-se de uma oportunidade valiosa de troca de experiências, conhecimentos e fortalecimento acadêmico para toda a nossa comunidade”, destacou.
Para o coordenador do curso de Direito, professor Lean Araújo, a iniciativa reforça o papel do Cesmac na formação de profissionais alinhados às demandas contemporâneas. “A iniciativa reafirma o compromisso do Cesmac em oferecer uma formação cada vez mais conectada com o cenário global, preparando seus alunos para os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais internacionalizado”, afirmou.
Além de ampliar horizontes para a comunidade acadêmica, o convênio fortalece a inserção internacional do Cesmac, criando novas possibilidades de intercâmbio e cooperação com uma universidade reconhecida mundialmente por sua tradição e qualidade de ensino.













