/IPTU 2026: maior desconto entre as capitais incentiva pagamento em cota única

IPTU 2026: maior desconto entre as capitais incentiva pagamento em cota única

Descontos vantajosos impulsionaram a adesão à cota única do IPTU 2026; Prefeitura oferece 10% de abatimento em cota única até 27/02

por Luís Otávio Mendonça / Ascom Sefaz

O abatimento oferecido pela Prefeitura de Maceió foi o maior desconto oferecido entre as capitais do país. Foto: Célio Júnior/Secom Maceió

Mais de 65 mil imóveis aproveitaram os 20% de desconto oferecido na cota única do IPTU 2026 durante o mês de janeiro. O abatimento oferecido pela Prefeitura de Maceió foi o maior desconto oferecido entre as capitais do país, considerado uma oportunidade vantajosa e um investimento com rendimento maior que o rendimento de qualquer investimento conservador no período.

Os contribuintes que ainda não quitaram o IPTU 2026 ainda podem regularizar o imposto com desconto em cota única, desta vez, com 10% de abatimento até o dia 27/02. O IPTU deste ano é 100% digital, ou seja, deve ser emitido, exclusivamente, pela internet, nos canais oficiais da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz). A Sefaz reforça que não irá enviar carnês de pagamento este ano.

O diretor de Atendimento ao Contribuinte da Fazenda Municipal (Sefaz) Phillippe Félix, explica como ter acesso a guia pela internet.

“O cidadão pode acessar nosso site ou entrar em contato pelo WhatsApp para receber o boleto, caso ele possua dificuldades em emitir a guia ou coisas do tipo. Nosso atendimento é personalizado e nossa equipe está à disposição para tirar dúvidas de todos os tipos, inclusive, informar o número de inscrição do imóvel, um dado que muitas pessoas não sabem”, ressalta.

O boleto está disponível no online.maceio.al.gov.br ou pelo WhatsApp Sefaz pelo número (82) 3312-5990. O contato pelo WhatsApp deve ser feito com a conta verificada do órgão.

O contribuinte também pode comparecer à sede da Secretaria de Fazenda, na Rua Pedro Monteiro, 47, de segunda à sexta, das 8h às 16h, para obter ajuda na emissão da guia. Para isso, é necessário realizar um agendamento (clique aqui para agendar).

O IPTU é um tributo anual que é destinado a políticas públicas, como obras, reformas, compra de equipamentos e outras ações que ajudam os municípios a dar continuidade à oferta de serviços que impactam no bem-estar da população.

O pagamento em dia evita a inadimplência do imóvel e a cobrança de juros e multas, além das consequências futuras que a dívida do IPTU pode trazer para o imóvel, como protesto judicial à inscrição em dívida ativa.