Serviço especializado atua desde a admissão do paciente, com equipe dedicada, abordagem humanizada e integração multiprofissional para garantir mais segurança, dignidade e qualidade no cuidado hospitalar
por Eberth Lins/Ascom Maceió Saúde
Profissionais de enfermagem realizam avaliação e cuidado direto com a pele dos pacientes no HC, unindo conhecimento técnico, atenção integral e trabalho multiprofissional. Foto: David Silas/Ascom Maceió Saúde
Desde o momento da admissão até as situações mais complexas da internação, o cuidado com a pele passou a ocupar um lugar estratégico na assistência oferecida pelo Hospital da Cidade (HC), o primeiro hospital municipal da história de Maceió. Mais do que tratar lesões, o Serviço de Cuidados com a Pele da unidade foi estruturado para olhar o paciente de forma integral, humanizada e especializada, garantindo mais segurança, conforto e qualidade de vida durante o tratamento.
O serviço atende pacientes que já apresentam algum tipo de lesão cutânea ou que possuem risco de desenvolvê-las ao longo da internação. De acordo com Igor Ramos, supervisor do Serviço de Cuidados com a Pele, a atuação começa cedo e é contínua. “É um serviço que presta assistência ao paciente desde a admissão. Esse paciente que tenha uma lesão ou que tem um risco de desenvolver lesões cutâneas recebe uma avaliação e uma assistência direta da nossa equipe”, disse.
Formado por enfermeiros e técnicos de enfermagem especializados, o serviço se diferencia no cenário hospitalar do estado por não se limitar apenas à avaliação. “O nosso serviço é diferenciado porque, além de avaliar, a gente presta assistência direta aos pacientes. A equipe faz a prescrição de coberturas especiais sempre que há necessidade. Essa atuação prática e constante permite intervenções mais rápidas e eficazes, reduzindo complicações e promovendo uma recuperação mais segura”, frisa Igor Ramos.
Outro diferencial do Hospital da Cidade é a existência não apenas do serviço, mas também de uma Comissão de Cuidados com a Pele. Enquanto o serviço atua diretamente à beira-leito, a comissão reúne uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas. “A gente se reúne uma vez ao mês para discutir casos complexos, realizar treinamentos e fortalecer o cuidado. Isso dá um suporte ainda maior ao paciente”, acrescenta o supervisor.

Para os pacientes, o impacto dessa estrutura é significativo. “O ganho é gigantesco, porque é uma equipe dedicada exclusivamente a cuidar da pele, formada por especialistas em estomoterapia, com um olhar diferenciado para avaliar riscos, prescrever coberturas e acompanhar a evolução. A gente não olha apenas para a ferida, mas para toda a complexidade do paciente. Se há necessidade de apoio psicológico, nutricional ou discussão médica, a gente articula. O objetivo é um cuidado integral, holístico”, detalha Igor Ramos.
“Estou me recuperando de uma cirurgia de hérnia e posso dizer que fui muito bem cuidada aqui no Hospital da Cidade. Desde o início, a equipe teve um olhar atento não só para a cirurgia, mas para todo o meu bem-estar. O cuidado dos meninos que integram o Serviço de Pele está fazendo muita diferença na minha recuperação”, endossa a paciente Maria José, moradora do Graciliano Ramos.
A visão do Serviço de Cuidados com a Pele está alinhada à proposta de gestão do Hospital da Cidade, administrado pelo Maceió Saúde, organização social sem fins lucrativos responsável pela modernização e eficiência da gestão das unidades municipais de saúde. Para a diretora-presidente do Maceió Saúde, Camila Porciúncula, investir em serviços especializados como esse reflete o compromisso com a qualidade assistencial. “O Serviço de Cuidados com a Pele representa o que acreditamos como modelo de gestão, que são processos bem estruturados, equipes qualificadas e foco total no paciente. É assim que promovemos inovação e cuidado humanizado dentro da rede municipal de saúde”, pontua.
A diretora-geral do Hospital da Cidade, dra. Célia Fernandes, reforça que o serviço contribui diretamente para melhores desfechos clínicos. “Cuidar da pele é prevenir infecções, reduzir tempo de internação e promover dignidade ao paciente. Ter uma equipe especializada, atuando de forma integrada com outros profissionais, eleva o padrão de assistência do hospital e impacta positivamente a experiência de quem está sendo cuidado”, complementa.











