/Equipe do Hospital da Cidade passa por nova formação com especialistas do Hospital Albert Einstein

Equipe do Hospital da Cidade passa por nova formação com especialistas do Hospital Albert Einstein

Capacitação reforça práticas de segurança e cuidado humanizado

por Eberth Lins/ Ascom Maceió Saúde

Durante esta semana, equipes do Hospital da Cidade participam de uma formação conduzida por facilitadores do Hospital Israelita Albert Einstein, referência nacional em qualidade e segurança na saúde. Foto: David Silas/ Ascom Maceió Saúde

O Hospital da Cidade (HC), em Maceió, iniciou nesta segunda-feira (12), uma nova etapa de formação profissional com metodologia inspirada no Hospital Israelita Albert Einstein, uma das maiores referências em saúde do País.

A equipe de facilitadores do Einstein chegou ao hospital no início da semana e permanece até a próxima sexta-feira (16), conduzindo uma programação intensiva de capacitação voltada à qualificação do cuidado e ao fortalecimento da cultura de segurança.

Ao longo dos cinco dias, colaboradores de diferentes áreas participam de treinamentos que abordam temas como experiência do paciente, metas internacionais de segurança, alta confiabilidade, comportamento seguro e práticas assistenciais alinhadas a padrões reconhecidos mundialmente. A formação acontece em turnos de manhã e tarde e integra o processo de indução e atualização das equipes do HC.

A capacitação envolve profissionais da assistência direta, áreas técnicas e setores administrativos, reforçando uma visão integrada do cuidado, em que todos têm papel fundamental na qualidade do atendimento. A proposta é alinhar processos, condutas e atitudes para garantir mais segurança, eficiência e humanização em cada etapa do atendimento prestado à população.

Para a diretora-presidente do Maceió Saúde, organização social responsável pela administração do Hospital da Cidade, Camila Porciúncula, a presença da equipe do Albert Einstein representa um marco importante no processo de qualificação da unidade. “Receber facilitadores de uma instituição referência nacional reforça nosso compromisso com a modernização da saúde pública. Estamos investindo nas pessoas, nos processos e na construção de uma assistência cada vez mais segura, eficiente e humana para os maceioenses”, ressaltou.

A diretora-geral do Hospital da Cidade, dra. Célia Fernandes, acrescentou que a formação contribui diretamente para o fortalecimento da cultura institucional do hospital. “Esse treinamento vai além da técnica. Ele trabalha comportamento, responsabilidade e empatia. Ao incorporar conceitos consolidados pelo Albert Einstein, fortalecemos nossa missão de cuidar com excelência, colocando o paciente no centro de todas as decisões”, pontuou.

Administrado pelo Maceió Saúde, organização social sem fins lucrativos voltada à modernização e à eficiência na gestão das unidades municipais de saúde, o Hospital da Cidade vem consolidando uma política de qualificação permanente. A instituição atua com foco em boas práticas de governança e qualidade na assistência, implantando processos que integram inovação, cuidado e gestão eficiente.