por Ascom TCE-AL
Com protagonismo do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL), teve início nesta quinta-feira (22), no Centro de Convenções Ruth Cardoso, o Congresso dos Municípios Alagoanos, realizado pela Associação dos Municípios Alagoanos(AMA), que segue até domingo (25). Desde a abertura, a Corte de Contas marca presença ativa no evento, com foco na capacitação dos gestores municipais, na orientação técnica e no fortalecimento da boa governança.
Um dos principais destaques da programação é a palestra do presidente do TCE/AL, conselheiro Fernando Toledo, que abordou o papel do controle externo como instrumento de apoio à gestão pública municipal, à transparência e à eficiência administrativa. Fernando Toledo, destacou que o órgão passa por um processo de modernização e fortalecimento, com foco na transparência e na aproximação com a sociedade. “Só podemos cobrar transparência dos nossos jurisdicionados se também a praticarmos internamente”, afirmou Fernando. O presidente ainda ressalta que a participação em iniciativas como o Congresso dos Municípios amplia o controle social e permite que o cidadão conheça melhor os mecanismos de fiscalização e o funcionamento do serviço público.
Ao longo do Congresso, o TCE/AL participa de palestras e mesas temáticas por meio de seus membros. O conselheiro Rodrigo Cavalcante integrou um momento técnico ao lado do procurador de Contas Gustavo Henrique Albuquerque, contribuindo com debates voltados ao aprimoramento do controle interno, à atuação dos tribunais de contas e ao fortalecimento da gestão municipal. A conselheira Renata Calheiros também participa da programação, integrando mesa temática voltada às políticas públicas para a primeira infância.
Durante todo o Congresso, o TCE/AL mantém um estande institucional, onde realizou o lançamento oficial do livro “Relatórios de Graciliano Ramos: o legado de um gestor público sob a perspectiva do controle externo”, obra produzida por técnicos do próprio TCE/AL.
O Congresso da AMA se consolida como um espaço estratégico de diálogo, capacitação e integração institucional, contribuindo para o fortalecimento da gestão pública e o desenvolvimento dos municípios alagoanos, com atuação destacada da Corte de Contas.









