/Vilas temáticas movimentam praças revitalizadas e impulsionam a economia em Maceió

Vilas temáticas movimentam praças revitalizadas e impulsionam a economia em Maceió

Iniciativa da Prefeitura reúne artesanato, gastronomia e cultura em espaços públicos ao longo do ano

por Matheus Bomfim/Secom Maceió

Vilas temáticas movimentam praças revitalizadas e impulsionam a economia em Maceió
Natal no Parque Centenário. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Ao longo dos anos, as praças de Maceió se transformaram em palco de vilas temáticas que reúnem artesanato, gastronomia, lazer e cultura. Gratuitas e cada vez mais populares, essas ações se consolidaram como opção de ocupação dos espaços públicos e de geração de renda para famílias locais. Espalhadas por pontos como o Gogó da Ema, o Parque do Centenário e a Pajuçara, as vilas atraem moradores e turistas e ampliam a oferta de lazer na cidade

A iniciativa da gestão JHC e realizada pela Prefeitura de Maceió tem sido um divisor de águas na vida de quem participa e, também, de quem passa para visitar os espaços temáticos.

Para Salomé Holanda, coordenadora do programa Economia Solidária de Maceió da Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária(Semtes), os empreendedores cadastrados têm a oportunidade de mostrar o seu trabalho e ganhar uma renda extra.

“Os empreendedores cadastrados têm na Economia Solidária uma oportunidade ímpar de mostrar o seu talento e trabalho. Atendemos aos 24 grupos de artesãos, hoje disponíveis para participar da vila de Natal e mais 15 de empreendedores gastronômicos, em sistema de escalas, para que todos tenham oportunidades iguais. Em cada grupo temos no mínimo 5 empreendedores e desta forma atendemos uma grande quantidade de famílias”, disse.

Ela cita a qualidade única do artesanato presente na Economia Solidária, destacando que todas as peças são produzidas localmente pelos próprios artesãos, diferenciando-as de produtos comprados de fornecedores externos.

“A Economia Solidária, através de uma parceria com a Ilumina, vem ocupando as casinhas das vilas, de uma forma organizada, pois só podemos comercializar o feito a mão, no caso do artesanato. Outro detalhe é que quem vende é quem faz”, afirma Salomé Holanda.

Para o diretor-presidente da Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), Gutenberg de Melo, as vilas ultrapassam a função de simples feiras: são espaços de sociabilidade e pertencimento.

“As vilas transformam espaços públicos em áreas de convívio, lazer, diversão e sociabilidade. Por incentivarem a ocupação dessas áreas, através de uma temática sazonal, elas também movimentam a economia, o turismo e, principalmente, ampliam a sensação de pertencimento da população de Maceió à própria cidade, promovendo encantamento e união para milhares de famílias alagoanas”, ressaltou

Gutenberg destaca, ainda, a importância da parceria entre a Ilumina e a Semtes para que ações como essas sejam realizadas.

“Ponto alto e ligado diretamente à Prefeitura de Maceió é a parceria da Ilumina com a Semtes, que agrupa empreendedores sociais de artesanato e gastronomia, em quiosques instalados nas vilas. Essa iniciativa promove a geração de renda, de emprego, movimenta a economia e ajuda a divulgar a gastronomia e a cultura popular maceioense. As vilas temáticas, eventos que se tornaram opções de lazer acessíveis e gratuitas, já fazem parte do calendário de eventos da cidade de Maceió e, todos os anos, a população espera que a Prefeitura de Maceió dê continuidade às ações”, concluiu.

Além do impacto econômico direto com a comercialização de produtos artesanais e pratos típicos, as vilas têm papel relevante na ocupação cultural da cidade: oficinas, apresentações e decoração temática ajudam a qualificar a experiência dos visitantes e a valorizar os saberes locais.

Em 2025, o calendário das vilas abrangeu festas juninas, páscoa, carnaval, atrações infantis e o Natal, com ocorrências em diferentes praças. Confira abaixo as vilas realizadas no ano:

Calendário das vilas — 2025

* Vila Junina — Praça Gogó da Ema

* Vila Junina — Parque do Centenário

* Vila de Páscoa — Parque do Centenário

* Vila de Páscoa — Praça Gogó da Ema

* Vila Carnavalesca — Parque do Centenário

* Vila Carnavalesca — Praça Gogó da Ema

* Vila Encantada — Parque do Centenário

* Vila Encantada — Praça Gogó da Ema

* Vila de Natal — Pajuçara

* Vila de Natal — Parque do Centenário

Com programação gratuita e foco na economia local, as vilas sazonais seguem sendo um instrumento de inclusão social e de estímulo ao comércio popular, uma estratégia que, segundo gestores e organizadores, deve continuar integrando o calendário cultural e turístico de Maceió nos próximos anos.

Também participam os artesãos do Mercado de Artesanato, as Famílias Atípicas Empreendedoras, o Projeto Flexais e, nesta edição, o projeto @adoteumaplantamcz, que reforça os princípios de sustentabilidade e cooperação que norteiam a Economia Solidária.