/TCE-AL é destaque nacional no IV CITC ao apresentar experiência do IEGM 2025

TCE-AL é destaque nacional no IV CITC ao apresentar experiência do IEGM 2025

por Ascom TCE-AL 

O Tribunal de Contas de Alagoas (TCE-AL) foi destaque nacional no IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), realizado em Florianópolis, ao ter sua Comissão Técnica do IEGM convidada a apresentar a experiência do órgão na condução do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) 2025. A exposição integrou a reunião do Comitê Técnico da Rede INDICON, coordenada pela presidente do TCE-SP, conselheira Cristiana de Castro Moraes, e contou com a presença da coordenadora nacional do IEGM, auditora Marília Carvalho (TCE-MG), além do conselheiro Sebastião Helvécio, representante do Instituto Rui Barbosa (IRB).

Durante a apresentação, os representantes do TCE-AL detalharam as etapas de planejamento, execução e validação do indicador, recebendo destaque entre os Tribunais de Contas do país por adotarem a validação in loco das respostas enviadas pelos municípios. A iniciativa foi destacada como um dos principais diferenciais do TCE-AL, por permitir a confirmação presencial das informações declaradas pelos gestores municipais.

Participaram presencialmente o diretor da DFAFOM e presidente da Comissão do IEGM-TCE/AL, Paulo Rocha Mota; o diretor da DAFOE e presidente da Comissão do IEGE-TCE/AL, Renato Monteiro; e o agente de controle externo Alisson Moreira. Acompanhando de forma remota, participaram as agentes de controle externo Raiane Taveira e Emmanuelle França, integrantes da Comissão do IEGM.

Durante a exposição, Paulo Rocha Mota apresentou a contextualização completa das etapas que estruturam o IEGM no âmbito do Tribunal. Em seguida, Renato Monteiro anunciou a instituição da Comissão do IEGE, indicador que passará a ser aplicado pelo TCE-AL a partir de 2026. Encerrando a apresentação, Alisson Moreira demonstrou o painel de Business Intelligence (BI) do IEGM, apresentando visualizações e indicadores consolidados com os resultados apurados pelo TCE-AL.