Desde sua implantação, programa já capacitou quase 7 mil jovens, sendo uma das maiores iniciativas de empregabilidade da capital
por Secom Maceió
Solenidade de formatura teve sabor de vitória para os alunos que estão prontos para o mercado de trabalho. Foto: Jonathan Lins
A 12ª edição do programa Emprega Jovem, desenvolvido pela Secretaria Extraordinária de Juventude e Lazer da Prefeitura de Maceió, realizou nessa terça-feira (9) a cerimônia de formatura de 360 alunos no auditório do Senai Poço, reunindo personalidades políticas e formandos para celebrar mais um ciclo de qualificação profissional voltado ao desenvolvimento da juventude maceioense.
Com quase 7 mil jovens capacitados desde sua criação, o programa segue como uma das maiores iniciativas de empregabilidade da capital, fortalecendo políticas públicas de inclusão, geração de renda e acesso ao mercado de trabalho.
A primeira-dama de Maceió, Marina Candia, acompanhou a formatura e destacou o orgulho por essa conquista dos alunos que carinhosamente chamou de “filhos”, “é um orgulho imenso ver tantos jovens olhando para o futuro, cheios de vontade, coragem e sonhos, prontos para iniciar suas trajetórias profissionais. Vocês lutaram e estão aqui hoje. Vocês são prova de que investir na juventude é construir uma cidade melhor”.
A secretária de Juventude e Lazer, Sabrina Cordeiro, ressaltou o impacto do conhecimento na vida dos formandos e a missão do programa em ampliar horizontes: “tem uma frase que diz que ‘o conhecimento nos liberta’ e a gente procura trazer pra vocês o máximo de conhecimento possível para que vocês possam ganhar o mundo.”
O deputado estadual Cabo Bebeto reforçou a importância da autonomia e da busca por formação como caminho para transformar realidades, afirmando que “O futuro espera por vocês, vocês estão fazendo a parte de vocês pra isso, que é buscando formação, conhecimento, o mercado ele almeja profissionais qualificados, a gente tem um estado cheio de belezas naturais, cheio de belezas pulsantes, basta que os gestores reconheçam e criem oportunidades para o cidadão ser livre e buscar, por mérito próprio, a sua melhoria.”
Já o vereador Caio Bebeto, ex-secretário de Juventude e Lazer, relembrou outras edições do programa e destacou o esforço dos jovens desde o processo de inscrição: “Lá atrás, em 2023 a gente fez parte da secretaria de juventude e lazer e eu tava aqui presente, lembro muito bem de vocês nas inscrições, vieram aqui de madrugada mas é porque vocês se esforçam e sabem que o futuro de vocês depende de vocês mesmos”, destacou o vereador.
Nesta edição, os alunos concluíram cursos em áreas estratégicas para o mercado local, como Assistente de Recursos Humanos, Assistente Administrativo, Almoxarife, Auxiliar de Operações Logísticas e Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais. As aulas são realizadas em parceria com o Senai, garantindo formação alinhada às demandas reais das empresas e diplomas reconhecidos nacionalmente, o que amplia significativamente a competitividade dos jovens na busca por oportunidades.
A Prefeitura de Maceió reforça que o Emprega Jovem seguirá avançando e ampliando sua atuação para que cada vez mais jovens tenham acesso à capacitação profissional, autonomia financeira e oportunidades que transformem vidas e fortaleçam o futuro da capital.














