Homenagens foram propostas pelo vereador Allan Pierre, pela contribuição de ambos ao desenvolvimento econômico de Maceió
por Dicom/CMM
Foto: André Palmeira
A Câmara Municipal de Maceió homenageou, nesta terça-feira (09), duas personalidades que contribuíram para o desenvolvimento econômico da capital. Durante sessão solene, o vereador Allan Pierre entregou a Comenda Vereador Otacílio Holanda ao empresário Elias Brandão Vilela Neto, e a Comenda Salvador Lyra ao economista André Luiz Gomes da Silva.
Elias Vilela é engenheiro agrônomo por formação, e iniciou sua carreira como técnico na Usina Seresta, onde posteriormente chegou a ser o principal responsável pela gestão executiva. É presidente da Cooperativa Regional dos Produtores de Açúcar e Álcool de Alagoas e atua como conselheiro estratégico da Sococo, maior empresa do Brasil no processamento de coco, da qual é sócio. É filho de Teotônio Vilela, menestrel das Alagoas.
André Gomes é economista, com passagens pela iniciativa privada e pela gestão pública, desenvolvendo projetos de captação de recursos, concessão de benefícios fiscais, coordenação de operações de crédito de fontes nacionais e internacionais, atração de investimentos e prospecção de empreendimentos. Foi superintendente de Indústria, Comércio e Serviços, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo e é atualmente consultor técnico da Associação Comercial de Maceió e conselheiro do Sebrae.
Para o vereador Allan Pierre, propositor das homenagens, Elias Vilela é merecedor da Comenda pela grande contribuição que tem dado ao desenvolvimento econômico de Maceió e do estado de Alagoas, gerando emprego e renda, por meio da atuação como empresário.
“Por isso, a Câmara de Vereadores aprovou em dois turnos e agora nós estamos fazendo essa entrega da comenda ao Elias. Ele é um cara dedicado ao desenvolvimento desse estado por toda a sua vida, o que impacta diretamente nos programas sociais, no desenvolvimento da nossa cidade e do nosso estado. Eu não consigo entender o desenvolvimento de um local se ele não tem primeiro desenvolvimento econômico”, defendeu.
O vereador Marcelo Palmeira, também presente, destacou que a homenagem reconhece uma personalidade que também tem forte colaboração com a política em Alagoas. “É uma honra e uma alegria entregar esta comenda a um empresário, um amigo, um político, que nunca foi às urnas, mas com certeza colaborou bastante para a política no estado”, disse.
Elias Vilela ressaltou o orgulho em ter o trabalho reconhecido, especialmente pela comenda que leva o nome do vereador Otacílio Holanda. “Ele que foi um vereador que prestou um grande serviço à cidade de Maceió. Então recebo com muita felicidade. O Allan é um amigo de longa data, um cidadão e vereador competente, e fico muito feliz dele ter permitido que eu recebesse essa homenagem”, declarou.
Allan Pierre também destacou a trajetória do economista André Gomes, que recebeu a Comenda Salvador Lyra. O parlamentar afirmou que André tem uma vida dedicada ao crescimento econômico da cidade e do estado, e é um dos responsáveis por diversas empresas que se instalaram em Maceió e região metropolitana.
“A Comenda Salvador Lyra reconhece personalidades que se destacam e dedicam a sua vida pública à busca do desenvolvimento da cidade de Maceió. E o André Gomes representa muito bem isso. Ele faz por vocação, e hoje é um dos grandes consultores das entidades de classe da economia do estado de Alagoas”, pontuou.
Para André Gomes, a homenagem é recebida com satisfação e surpresa, por ele entender que deixou um legado para a sociedade maceioense. “Como cidadão, a gente tem que ter a consciência de que tem que fazer algo para a sociedade. Foram quase dez anos na gestão pública, tive a oportunidade de participar de dois governos, o de Teotônio Vilela e Renan Filho, então isso mostra que ficou um legado e que pude contribuir um pouco com a sociedade alagoana”, afirmou.
Estiveram presentes na solenidade o ex-governador Teotônio Vilela, o ex-deputado federal Pedro Vilela, o vereador de Viçosa Valério Passos, e o secretário geral da OAB, Henrique Vasconcelos. Além de outras autoridades, familiares e amigos.














