por Ascom TCE/AL
Nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, o Tribunal de Contas de Alagoas(TCE/AL), participou do Encontro Técnico dos Tribunais de Contas Boas Práticas de Auditoria de RPPS, realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), em Curitiba.
O evento reuniu servidores de 17 Tribunais de Contas do país, com o objetivo de promover o compartilhamento de experiências e o fortalecimento do controle externo sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).
Representando o TCE-AL, esteve presente o auditor de controle externo Jon Kevin Pereira de Santana, que integrou as discussões sobre os desafios e avanços na fiscalização dos RPPS.
A iniciativa foi promovida pela Escola de Gestão Pública do TCE-PR, com apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O encontro fez parte da agenda de atividades da Rede Integrar e contou com uma programação diversificada.
Entre os temas debatidos estiveram: as experiências do TCE-PR nas auditorias de RPPS; a atuação do TCE-RJ no controle e fiscalização desses regimes; a utilização do Radar Previdência pelo TCE-MT como ferramenta de fiscalização inteligente; e a aplicação do BG Comprev na auditoria de cálculos atuariais, apresentada pelo TCE-RS.
Órgãos que integram a administração pública, os RPPS são responsáveis pela gestão dos fundos que asseguram o pagamento de aposentadorias e pensões de servidores públicos efetivos da União, estados e municípios. A atuação conjunta dos Tribunais de Contas reforça o compromisso de garantir maior transparência, sustentabilidade e segurança na gestão previdenciária do setor público.