/Curso sobre gestão de crises fortalece lideranças no Hospital Escola Hélvio Auto

Curso sobre gestão de crises fortalece lideranças no Hospital Escola Hélvio Auto

Formação promovida pela Escola de Governo de Alagoas incentiva lideranças a desenvolverem habilidades de mediação, comunicação e gestão humanizada

por Ascom Uncisal

Formação promovida pela Escola de Governo de Alagoas leva a capacitação para dentro do ambiente hospitalar – Foto: Ascom Uncisal

Transformar mentalidades, fortalecer equipes e promover ambientes de trabalho mais saudáveis foram os principais resultados alcançados no curso “Gerenciamento de Crises e Mediação de Conflitos”, realizado no próprio Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

A formação, no formato in company, foi promovida pela Escola de Governo de Alagoas (Egal), vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), e ministrada pela instrutora Danielle Cândido, servidora da Uncisal, especialista em comunicação e gestão de pessoas.

O curso foi direcionado a gestores, coordenadores e chefes de setor do hospital, com o objetivo de fortalecer habilidades de liderança e promover uma cultura de mediação e diálogo. As aulas ocorreram nos dias 30/09, 07/10, 14/10, 20/10 e 29/10, reunindo servidores em cargos de liderança.

Com uma abordagem teórico-prática, o curso abordou temas como fundamentos da gestão de crises, mediação de conflitos, papel da comunicação, liderança e gestão das emoções, além de gestão humanizada e melhoria contínua. As atividades incluíram estudos de caso, dinâmicas, debates e uso de ferramentas tecnológicas, culminando na elaboração de planos de ação para aplicação dos aprendizados no cotidiano institucional.

Segundo a instrutora Danielle Cândido, o formato adotado foi essencial para o engajamento do grupo. “Mais do que compreender conceitos, os participantes foram convidados a vivenciar situações reais e a refletir sobre seu papel na construção de ambientes mais colaborativos e saudáveis. A gestão de crises começa na escuta e na empatia, e a mediação é uma ponte para relações mais humanas e produtivas”, destacou a instrutora.

“Foi um curso enriquecedor, integrativo e reflexivo. Tivemos a chance de repensar nosso posicionamento como servidores públicos e identificar como podemos evoluir, individual e coletivamente, para que a unidade avance de forma colaborativa e assertiva”, ressaltou o diretor do HEHA, Rodrigo Montenegro, que avaliou a experiência como uma oportunidade de integração e amadurecimento institucional. Ele também enfatizou que “a troca proporcionada fortalece a cultura de aprendizagem contínua no serviço público”.

Já a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, Lourdes Ferreira, enfatizou a relevância da proposta formativa: “O curso permitiu uma reflexão profunda sobre nosso funcionamento e trouxe ferramentas para decisões mais assertivas e relações interpessoais mais equilibradas”, observou. Segundo ela, a didática e o acolhimento da instrutora contribuíram para o sucesso da iniciativa.

“Os conteúdos foram extremamente relevantes e aplicáveis à realidade da saúde pública. A metodologia estimulou o desenvolvimento de habilidades interpessoais e de liderança situacional, fortalecendo a cultura organizacional e o trabalho em equipe”, avaliou Clara Costa, coordenadora da Gestão da Qualidade do hospital. Ela acrescentou que a experiência foi um marco para o aprimoramento das práticas de liderança.

O curso foi concluído com a dinâmica do ‘cliente oculto’, em que os gestores se colocaram no lugar dos usuários do serviço para identificar pontos fortes e desafios. As reflexões geraram planos de ação de curto, médio e longo prazo, consolidando o compromisso entre o aprendizado e a transformação prática.

Novas turmas

Para os servidores que desejarem participar de cursos da Escola de Governo de Alagoas (Egal), há possibilidade de abertura de turma mediante formação de grupo interessado. A formação também pode ser ofertada diretamente nos órgãos, no formato in company. Órgãos interessados devem se articular junto à Egal pelo e-mail cursos.egal@seplag.al.gov.br. Informações completas sobre os cursos abertos estão disponíveis no site: capacitacao.al.gov.br