Formação promovida pela Escola de Governo de Alagoas incentiva lideranças a desenvolverem habilidades de mediação, comunicação e gestão humanizada
por Ascom Uncisal
Formação promovida pela Escola de Governo de Alagoas leva a capacitação para dentro do ambiente hospitalar – Foto: Ascom Uncisal
Transformar mentalidades, fortalecer equipes e promover ambientes de trabalho mais saudáveis foram os principais resultados alcançados no curso “Gerenciamento de Crises e Mediação de Conflitos”, realizado no próprio Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).
A formação, no formato in company, foi promovida pela Escola de Governo de Alagoas (Egal), vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), e ministrada pela instrutora Danielle Cândido, servidora da Uncisal, especialista em comunicação e gestão de pessoas.
O curso foi direcionado a gestores, coordenadores e chefes de setor do hospital, com o objetivo de fortalecer habilidades de liderança e promover uma cultura de mediação e diálogo. As aulas ocorreram nos dias 30/09, 07/10, 14/10, 20/10 e 29/10, reunindo servidores em cargos de liderança.
Com uma abordagem teórico-prática, o curso abordou temas como fundamentos da gestão de crises, mediação de conflitos, papel da comunicação, liderança e gestão das emoções, além de gestão humanizada e melhoria contínua. As atividades incluíram estudos de caso, dinâmicas, debates e uso de ferramentas tecnológicas, culminando na elaboração de planos de ação para aplicação dos aprendizados no cotidiano institucional.
Segundo a instrutora Danielle Cândido, o formato adotado foi essencial para o engajamento do grupo. “Mais do que compreender conceitos, os participantes foram convidados a vivenciar situações reais e a refletir sobre seu papel na construção de ambientes mais colaborativos e saudáveis. A gestão de crises começa na escuta e na empatia, e a mediação é uma ponte para relações mais humanas e produtivas”, destacou a instrutora.
“Foi um curso enriquecedor, integrativo e reflexivo. Tivemos a chance de repensar nosso posicionamento como servidores públicos e identificar como podemos evoluir, individual e coletivamente, para que a unidade avance de forma colaborativa e assertiva”, ressaltou o diretor do HEHA, Rodrigo Montenegro, que avaliou a experiência como uma oportunidade de integração e amadurecimento institucional. Ele também enfatizou que “a troca proporcionada fortalece a cultura de aprendizagem contínua no serviço público”.
Já a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, Lourdes Ferreira, enfatizou a relevância da proposta formativa: “O curso permitiu uma reflexão profunda sobre nosso funcionamento e trouxe ferramentas para decisões mais assertivas e relações interpessoais mais equilibradas”, observou. Segundo ela, a didática e o acolhimento da instrutora contribuíram para o sucesso da iniciativa.
“Os conteúdos foram extremamente relevantes e aplicáveis à realidade da saúde pública. A metodologia estimulou o desenvolvimento de habilidades interpessoais e de liderança situacional, fortalecendo a cultura organizacional e o trabalho em equipe”, avaliou Clara Costa, coordenadora da Gestão da Qualidade do hospital. Ela acrescentou que a experiência foi um marco para o aprimoramento das práticas de liderança.
O curso foi concluído com a dinâmica do ‘cliente oculto’, em que os gestores se colocaram no lugar dos usuários do serviço para identificar pontos fortes e desafios. As reflexões geraram planos de ação de curto, médio e longo prazo, consolidando o compromisso entre o aprendizado e a transformação prática.
Novas turmas
Para os servidores que desejarem participar de cursos da Escola de Governo de Alagoas (Egal), há possibilidade de abertura de turma mediante formação de grupo interessado. A formação também pode ser ofertada diretamente nos órgãos, no formato in company. Órgãos interessados devem se articular junto à Egal pelo e-mail cursos.egal@seplag.al.gov.br. Informações completas sobre os cursos abertos estão disponíveis no site: capacitacao.al.gov.br














