/Bombeiros mostram agilidade e eficiência no combate a incêndio no Distrito Industrial

Bombeiros mostram agilidade e eficiência no combate a incêndio no Distrito Industrial

Investimentos do Governo em equipamentos e capacitação da tropa otimizam atendimento à população

por Ana Beatriz Rodrigues / Agência Alagoas

Fortalecimento operacional nos últimos anos foi decisivo para o êxito na operação – Foto: Ascom CBMAL

Os novos equipamentos adquiridos pelo Governo de Alagoas foram decisivos para que o Corpo de Bombeiros Militar do Estado atuasse com êxito no combate a um incêndio de grandes proporções no depósito de uma fábrica de plásticos, localizada no Polo Industrial de Maceió, na noite dessa sexta-feira (10).

A operação mobilizou nove viaturas, 25 militares e envolveu um intenso trabalho técnico, com estratégias específicas de contenção para impedir a propagação das chamas. Após horas de combate ininterrupto, o fogo foi controlado graças à atuação das equipes e ao uso de equipamentos de ponta, adequados ao nível de risco.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a rápida contenção do incêndio é resultado direto do fortalecimento operacional promovido pelo Governo de Alagoas nos anos de 2024 e 2025, aliado aos investimentos do Fundo Nacional de Segurança Pública, da Taxa de Bombeiros e de emendas parlamentares.

Entre as aquisições que fizeram diferença na ocorrência, destacam-se os Equipamentos de Proteção Respiratória (EPRs), essenciais para garantir a segurança dos militares em ambientes com fumaça e gases tóxicos; o compressor tipo cascata, que permite o reabastecimento dos EPRs no próprio local da ocorrência; novas viaturas de incêndio; e conjuntos de roupas de combate, que proporcionam maior modernização e proteção pessoal.

Também foram utilizados drones com câmeras térmicas, tecnologia que possibilita identificar focos de calor e avaliar a extensão do incêndio em locais de difícil acesso, otimizando as ações de combate.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, coronel Sérgio Verçosa, destacou que a operação foi marcada pela integração entre as forças de segurança e pela competência das equipes que atuaram na linha de frente.

“O fluxo operacional não foi interrompido. Desde o início da ocorrência, nossas viaturas atuaram de forma contínua, com abastecimento garantido e equipes protegidas e equipadas para enfrentar o incêndio. Nosso principal objetivo foi evitar que o fogo se alastrasse. Esse é um trabalho que exige paciência, técnica e muita dedicação”, afirmou o coronel Verçosa.

O comandante ressaltou ainda que o investimento vai além da aquisição de maquinários e equipamentos. “Vários bombeiros foram enviados para treinamentos em outros estados, e a corporação implantou um contêiner-simulador de incêndio com fogo real, aprimorando a atuação em cenários complexos”, finalizou.