por Comunicação/ALE
A Assembleia Legislativa realizou, nesta sexta-feira, 31, uma sessão solene para entregar a comenda Omar Coelho de Mello ao advogado Fernando Antônio Barbosa Maciel, em reconhecimento à sua relevante contribuição à advocacia e à Justiça alagoana. A homenagem foi uma iniciativa do deputado Francisco Tenório (PP), autor da proposição aprovada por unanimidade no plenário da Casa.
Instituída em 2023, a comenda tem como objetivo reconhecer profissionais do Direito que se destacam por seus méritos, ética e serviços prestados à sociedade, além de homenagear aqueles que atuam em prol da Justiça e do fortalecimento da advocacia em Alagoas. “Um justo reconhecimento a quem dedicou a vida à Justiça”, diz o parlamentar.
Durante a solenidade, o deputado Francisco Tenório destacou a importância da homenagem e a trajetória exemplar do advogado. “Esta comenda é um justo reconhecimento a um profissional que dedicou sua vida à advocacia com ética, competência e compromisso social. Fernando é exemplo de dedicação à causa da Justiça. Ele foi advogado, defensor e também julgador, chegando a exercer o cargo de desembargador eleitoral, sempre com um trabalho voltado à defesa dos alagoanos”, afirmou o parlamentar. O deputado ressaltou ainda que Fernando Maciel é uma figura respeitada no meio jurídico e lembrou de sua atuação em defesa de diferentes categorias. “Com certeza, doutor Fernando tem uma história marcada pela dedicação. Foi advogado dos delegados de polícia de Alagoas, dos magistrados alagoanos, e sempre esteve ao lado da defesa dos direitos do povo”, completou Tenório.
Visivelmente emocionado, Fernando Maciel agradeceu à Assembleia Legislativa pela honraria e expressou seu orgulho por receber o reconhecimento do Parlamento de seu Estado. “Ser homenageado por esta Casa Legislativa, que é um panteão da liberdade do nosso Estado, me deixa extremamente feliz e honrado. São 30 anos de advocacia dedicados à defesa da Justiça e da advocacia alagoana. Quando olho para trás, lembro de quando tudo começou e me sinto realizado por ter contribuído com a minha profissão e com o Estado de Alagoas”, declarou o homenageado. Maciel também agradeceu de forma especial ao deputado Francisco Tenório e a toda Casa, pelo apoio e reconhecimento à sua trajetória.
Fernando Antônio Barbosa Maciel é mestre em Direito Privado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Atualmente, é professor da Ufal, onde leciona Direito Civil, tendo também ministrado disciplinas como Introdução ao Direito, Direito do Trabalho e Direito do Consumidor. Com vasta experiência acadêmica, já foi docente do Cesmac, da Faculdade de Alagoas (FAL), da Escola Superior da Advocacia da OAB/AL, da Escola Superior da Magistratura (Esmal) e da Escola Superior do Ministério Público de Alagoas.
Na área institucional, Maciel foi presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol de Alagoas, subprocurador do Município de Maceió, juiz substituto Eleitoral e desembargador Eleitoral Efetivo do TRE/AL. Também exerceu funções de destaque na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), onde foi secretário-geral e presidente da Comissão de Sociedades de Advogados.
A sessão contou com a presença de diversas autoridades do meio jurídico e político, entre elas o deputado Cabo Bebeto (PL); o presidente da Adepol, delegado Antônio Carlos Lessa; o vereador por Maceió Caio Bebeto (PL); o presidente do Sindfisco, Irineu Torres; o procurador de Justiça Sérgio Jucá; o presidente do Creci/AL, Sérgio Cabral; e o desembargador e professor da Ufal, José Carlos Malta Marques, além de familiares e amigos do homenageado.













