/Secretaria de Educação reforça ações de proteção em escolas

Secretaria de Educação reforça ações de proteção em escolas

Formação com gestores da rede estadual intensifica compromisso com um ambiente escolar seguro, inclusivo e livre de violência

por Ana Flávia Oliveira* / Ascom Seduc (*Sob supervisão)

Formação reforçou importantes protocolos lançados pela Seduc – Foto: Alexandre Teixeira / Ascom Seduc

A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) promoveu, na sexta-feira (4), um encontro formativo crucial com gestores, coordenadores pedagógicos e articuladores de ensino das escolas localizadas no Complexo de Ensino do Cepa, em Maceió. A iniciativa reafirma o compromisso da Seduc em fortalecer a cultura de paz e consolidar as unidades da rede estadual como espaços cada vez mais seguros, acolhedores e inclusivos.

A formação teve como foco a aplicação prática dos protocolos institucionais de prevenção e enfrentamento de violências, incluindo racismo e LGBTQIA+fobia nas escolas. Baseado nos fundamentos legais e nas diretrizes da Seduc, o encontro aprofundou o conhecimento sobre os procedimentos de identificação, escuta qualificada, registro e encaminhamento de situações que ameacem o bem-estar e os direitos dos estudantes, fortalecendo a atuação da escola como um verdadeiro espaço protetor.

Prioridade na pauta

Fabiana Dias, superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Políticas Educacionais da Seduc, abriu o encontro destacando a urgência da pauta.

“É premente abordarmos a temática da escola protetora, que acreditamos ser nossa missão. Este encontro formativo com os gestores da 13ª Regional aborda os três protocolos institucionais da Seduc: o protocolo antirracista, o protocolo anti-LGBTfobia e, ainda, o de enfrentamento a outras formas de violência, conforme a Lei nº 14.811, que engloba o bullying e o cyberbullying”, explicou Dias.