/Alckmin diz que Brasil está empenhando em realizar acordo com EUA

Alckmin diz que Brasil está empenhando em realizar acordo com EUA

Brasil elabora plano de contingência, caso tarifa de 50% seja mantida

por Gésio Passos – repórter da Rádio Nacional

Brasília – 17/07/2025 Vice Presidente da República Geraldo Alckmin durante Reunião (Videoconferência) Marco Stefanini, Presidente e CEO Global do Stefanini Group – Foto : © Foto : Cadu Gomes/VPR

O vice-presidente Geraldo Alckmin, que é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços destacou, nesta segunda-feira (28), que o Brasil continua empenhado em realizar um acordo com os Estados Unidos, ainda esta semana.

Alckmin disse que um plano de contingência está em elaboração e será utilizado caso a tarifa de 50% às exportações brasileiras seja mantida.

O plano de contingência é um plano que está sendo elaborado, bastante completo, bem feito, mas todo o empenho agora nessa semana é para a gente buscar resolver o problema. Nós não estamos permanentemente no diálogo e quero dizer a vocês que nós estamos dialogando neste momento pelos canais institucionais e com a reserva. A hora que tiver alguma coisa a ser anunciada, vocês vão ser os primeiros a serem chamados.

Geraldo Alckmin destacou que o presidente Lula sempre defendeu o diálogo como forma de superar a situação criada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O vice-presidente reforçou que o país vinha negociando pelas vias institucionais com o governo americano até 4 de julho, quando Trump anunciou as medidas exigindo que o ex-presidente Jair Bolsonaro não fosse julgado pelo crime de golpe de Estado.

Alckmin reforçou que o Brasil fez uma proposta para os Estados Unidos em maio, mas não teve retorno do país.