Abertura contou com o padre Judá Barbosa Leite, major capelão do Corpo de Bombeiros, e o espírita Vitor José Rodrigues
por Arnaldo Santtos / Ascom Samu
Culto ecumênico e uma sessão de fotos abriram a programação – Foto: Arnaldo Santtos
Com um culto ecumênico realizado na manhã desta segunda-feira (12) e uma sessão de fotos com os profissionais de enfermagem — que serão divulgadas nas redes sociais ao longo da semana —, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Maceió deu início à Semana da Enfermagem. A programação seguirá até o próximo dia 20, com diversas ações voltadas à valorização dos profissionais da área.
O momento aconteceu no pátio da sede do Samu e contou com a presença do padre Judá Barbosa Leite, major capelão do Corpo de Bombeiros, e do espírita Vitor José Rodrigues, em um encontro de fé, espiritualidade e acolhimento.
A programação do dia 20 de maio será intensa. Estão previstas atividades como aula de Zumba, massagens com a fisioterapeuta do Samu, Keilla Moraes Albuquerque, serviços de embelezamento e maquiagem com representantes da Mary Kay, além de um almoço especial ao meio-dia. Também haverá palestras com representantes do Coren e do sindicato das categorias.
Outra atividade prevista é uma palestra sobre adoecimento mental e práticas preventivas diárias voltadas aos profissionais da saúde. O encerramento está marcado para as 15h, com um lanche e sorteio de brindes para toda a equipe do Samu.
A coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, destacou a importância da enfermagem como base da assistência à saúde. “A enfermagem é fundamental para que a população tenha saúde. Em todas as áreas, o técnico de enfermagem e o enfermeiro são os profissionais que mais têm contribuído para o desenvolvimento da saúde no Brasil”, afirmou.
Para a coordenadora de enfermagem do Samu Maceió, Juliana Tenório, a atuação desses profissionais é indispensável. “Sem a enfermagem, não haveria saúde. No Samu, o maior número de profissionais é da enfermagem, o que reforça o quanto a nossa categoria é essencial para garantir um atendimento de qualidade e humanizado”, ressaltou.
O coordenador médico do Samu Maceió, Adriano Cavalcante Belo, também exaltou o papel dos enfermeiros e técnicos. “A enfermagem é a essência do cuidado, a linha de frente na assistência à saúde, um pilar indispensável nos serviços de urgência e emergência. Esses profissionais não apenas salvam vidas, mas também acolhem, confortam e transformam momentos críticos em esperança”, destacou.
Já o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, reforçou o reconhecimento ao trabalho da categoria. “Os técnicos de enfermagem e enfermeiros são fundamentais na engrenagem da estrutura de saúde do Estado. É um trabalho desafiador, que garante dignidade às centenas de pacientes atendidos diariamente, seja nas unidades de saúde, seja pelo Samu”, enfatizou.
Florence Nightingale
As homenagens coincidem com o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, celebrado em 12 de maio, em alusão ao nascimento de Florence Nightingale, considerada o marco da enfermagem moderna. No Brasil, a Semana da Enfermagem também presta tributo a Ana Néri, a primeira enfermeira voluntária em combates militares, valorizando o legado desses profissionais essenciais à vida.