/Matrículas para segunda chamada 2025 da EJA Modular na Rede Estadual podem ser feitas até sexta

Matrículas para segunda chamada 2025 da EJA Modular na Rede Estadual podem ser feitas até sexta

Interessados devem procurar vagas nas 170 escolas da Rede Estadual que ofertam a modalidade

por Manuella Nobre / Ascom Seduc

Formato modular permite terminar ensino médio em um ano – Foto: Ana Paula Lins / Ascom Seduc

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc-AL) está com matrículas abertas para a segunda chamada 2025 de matrículas na Educação de Jovens e Adultos – ensino médio (EJA Modular). O procedimento deve ser feito até esta sexta-feira (9) em uma das 170 escolas da Rede Estadual que oferecem a modalidade. Ao todo, são disponibilizadas 6.629 vagas.

Para garantir a vaga, basta o candidato ser maior de 18 anos e procurar a escola do seu interesse, portando os seguintes documentos: Certidão de Nascimento/Casamento ou RG (original e cópia); CPF do estudante (original e cópia); Histórico Escolar (original) ou Declaração de Conclusão/Transferência (original) da última unidade de ensino em que estudou, emitida num prazo máximo de 30 (trinta) dias; Comprovante de Residência atualizado (original e cópia); 02 fotos 3×4; e ainda os dados da Conta Bancária – Caixa Econômica Federal (CEF), este último destinado ao recebimento de benefícios dos programas Cartão Escola 10 e Pé de Meia.

“A Rede Estadual tem uma oferta específica de EJA para o ensino médio em quatro módulos, por área do conhecimento, onde a gente abre matrícula ao final de cada módulo, de forma a atrair aquelas pessoas que, no início do ano, não puderam fazer a pré-matrícula, mas que querem voltar a estudar. Então, por isso, a gente faz questão de divulgar esse chamamento para aquele cidadão que não concluiu o ensino médio e que tem esse interesse em voltar a estudar, para que ele procure a escola de EJA mais próxima de sua casa, faça sua matrícula e conclua o ensino médio em um ano na oferta de EJA Modular”, frisa Dirlene Monte, gerente especial de Fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos da Seduc.

A lista completa das escolas com oferta de EJA Modular pode ser encontrada no site da Seduc, clicando aqui.

Vagas na Capital e Interior

As vagas ofertadas estão distribuídas em unidades da capital e interior. Uma das escolas ofertantes da Capital é o Centro Educacional de Jovens e Adultos Paulo Freire (CEJA), localizado na Rua do Sol, no Centro da cidade.

De acordo com a gestora geral, Alane Barbosa, a unidade, que atende hoje 427 estudantes, ainda conta com 150 vagas, sendo 100 para o turno vespertino e 50 para o noturno.

“Aqui no CEJA, nós trabalhamos com séries diferenciadas. Temos o ensino fundamental, que é ofertado em dois anos e meio no turno noturno e em dois anos no turno diurno, e o ensino médio, cuja duração inteira é de um ano. Sabemos que o mercado de trabalho exige que, no mínimo, você tenha o ensino médio e, no sistema modular, você conclui o ensino médio em um ano, quando, normalmente, você concluiria em três anos”, observa Alane.

“Além disso, no nosso centro, o estudante tem a vantagem de poder cursar a EJA Modular nos turnos matutino, vespertino e noturno, enquanto, nas demais escolas, a EJA só é oferecida à noite. Estamos preparados para receber estudantes de todas as idades, inclusive idosos, motivando-os para dar continuidade aos estudos e, futuramente, fazer uma faculdade ou um concurso público”, conclui.