Sercetário de Comunicação é homenageado pelos relevantes serviços prestados à sociedade alagoana
por redação com NCIA
Foto editada: Pei Fon/Secom Alagoas
O Secretário de Estado da Comunicação de Alagoas, Wendel Palhares Costa, foi homenageado esta semana com a Comenda do Núcleo de Combate à Improbidade Administrativa (NCIA) em uma cerimônia realizada na sede da Secom/AL, localizada no Palácio do Governo. A honraria foi concedida em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo jornalista à sociedade alagoana.

A medalha do NCIA é uma distinção instituída pelo Instituto R.M, destinada a políticos e personalidades que tenham ilibada idoneidade moral e que tenham contribuído de forma significativa para a comunidade. Wendel Palhares Costa tem se destacado como Secretário de Estado da Comunicação, atuando como um ponto de equilíbrio na implementação dos pilares que regem a comunicação no âmbito da organização pública. Suas ações visam fortalecer a identidade e a imagem do governo por meio do diálogo e interação com diversos públicos.
Para o Coordenador do NCIA, Denis Regis, a homenagem destaca a dedicação e a contribuição significativa do Secretário para a sociedade alagoana, servindo de inspiração para outros profissionais. Já o jovem Matheus Klinger, integrante da direção do NCIA, destacou a postura dedicada e diplomática de Wendel, enaltecendo-o como um exemplo a ser seguido pelas futuras gerações de comunicadores.
HISTÓRICO – Com 40 anos de idade, natural de Maceió, casado e pai de três filhos, Wendel Palhares Costa é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e possui experiência tanto na comunicação pública quanto privada. Com passagens pela Prefeitura de Maceió, Assembleia Legislativa de Alagoas e por veículos de comunicação locais, o Secretário exerce funções no Governo do Estado desde 2023.
Além disso, Wendel está se especializando em Comunicação Pública pela PUC Minas e é mestrando em Comunicação Digital pelo IDP de Brasília. Desde 2004, tem participado ativamente de campanhas eleitorais em Alagoas, além de ter colaborado em iniciativas políticas no Chile e no México. Sua trajetória profissional tem sido marcada pela dedicação e pelo comprometimento com a comunicação e a sociedade alagoana.
Durante seu discurso ao assumir a Secom/Alagoas o jornalista foi enfático ao defender a comunicação pública. “Esse trabalho já é guiado pelo governador Paulo Dantas para dar transparência, trabalhar com seriedade, com coração. E é isso que a gente vai colocar na Comunicação Pública, como temos colocado. Entre os desafios que assumo, destaco a criação do Núcleo de Integridade da Informação, que terá a missão de combater a desinformação e garantir que a comunicação pública seja um instrumento de cidadania e não de manipulação”, afirmou Palhares.