/HGE registra 374 atendimentos no feriadão de Emancipação Política

HGE registra 374 atendimentos no feriadão de Emancipação Política

Unidade assistiu 243 pacientes com casos clínicos, 112 que sofreram acidentes, 17 que foram agredidos e dois feridos por queimaduras

por Thallysson Alves – Ascom HGE

O HGE é referência no atendimento de urgência e emergência de média e alta complexidade – Foto: Thallysson Alves

No feriadão da Emancipação Política de Alagoas, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, registrou 374 atendimentos, sendo 243 a pacientes que apresentaram casos clínicos, 112 a vítimas de acidentes, 17 a usuários que sofreram agressões e a dois feridos por queimaduras. Ao mesmo tempo, foram registradas 118 altas dos setores de internações, 99 novas admissões, 33 cirurgias e 14 transferências.

Entre o sábado (14) e a segunda-feira (16), foram assistidas 58 vítimas de acidentes casuais e 48 de acidentes de trânsito, sendo 25 de moto, 15 de colisões, quatro de capotamentos, dois de atropelamentos e dois de bicicleta. No mesmo período, o HGE também atendeu seis vítimas de acidentes de trabalho. Com relação às vítimas de agressões, oito sofreram agressões corporais, seis por arma branca e duas por arma de fogo.

No entanto, o coordenador médico do HGE, Ricardo Calado, alerta às pessoas que exageraram no período de folga. “O consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode causar arritmias, principalmente em pessoas que já convivem com alguma doença cardíaca, ou precisam controlar doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. Além disso, o calor agrava a situação, podendo causar a desidratação. Por isso, é importante ficar atento aos sinais e recuperar os hábitos saudáveis para evitar a necessidade de um atendimento de emergência”, aconselhou o médico.

Vale reforçar que o HGE continua sendo porta aberta para os traumas e a assistência pediátrica. Os outros casos recebem o primeiro atendimento na unidade de saúde mais próxima, como uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), qualificadas para assistir os cidadãos e solicitar a transferência para o hospital que oferece o serviço de média e alta complexidade necessário.