/Estado atualiza informações sobre tempo em Alagoas

Estado atualiza informações sobre tempo em Alagoas

De acordo com Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, aviso passa a ter status de Alerta, o que enseja maior atenção da população

Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos continua em monitoramento constante das condições meteorológicas, informando à Defesa Civil Estadual, Municipais e o Corpo de Bombeiros sobre pontos de atenção máxima

por Maria Villanova/Ascom Semarh
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu Alerta na manhã desta quinta-feira (21), indicando condições meteorológicas que apontam para possíveis eventos adversos em diversas regiões de Alagoas, como pancadas de chuva com rajadas de vento e incidência de raios na faixa litorânea, incluindo a região metropolitana de Maceió, Baixo São Francisco e Zona da Mata. O alerta tem vigência até sexta-feira (22), às 6h.

Nas demais regiões, há a possibilidade de pancadas isoladas de chuva de curta duração, intercalando com períodos de tempo seco.

O aprofundamento de cavados em baixos e médios níveis da atmosfera favorece o aumento de áreas de instabilidade adjacente à costa leste da Região Nordeste. Esse padrão no escoamento atmosférico pode contribuir para chuvas intensas entre o litoral de Alagoas e Sergipe, especialmente nas próximas 24 horas, demandando atenção especial para as regiões do Baixo São Francisco, Litoral, Zona da Mata e região metropolitana de Maceió.

Os riscos destacados que essas condições podem trazer incluem alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana, cheias em pequenos riachos, além de risco para queda de galhos de árvores, placas, telhados mal fixados e descargas elétricas.

“A mudança de Aviso para Alerta demanda uma maior atenção, já que observam-se situações que podem afetar a segurança da população. Hoje, há previsão de pancadas intensas no leste do Estado, podendo trazer possíveis riscos, como consequência do volume da precipitações e da incidência de ventos mais fortes e de raios”, informou o superintendente em Prevenção de Desastres Naturais, Vinícius Pinho.

A Semarh continua em monitoramento constante das condições meteorológicas, informando à Defesa Civil Estadual, Municipais e o Corpo de Bombeiros sobre pontos de atenção máxima. É necessário que a população siga as orientações das autoridades para a sua segurança. Caso necessário, novas atualizações serão emitidas.

Para mais informações sobre a emissão de avisos, alertas e sobre a Previsão do tempo, acesse o site da Semarh: semarh.al.gov.br