/Com apoio do Governo de Alagoas, 30º Festival do Bumba-Meu-Boi acontece neste final de semana

Com apoio do Governo de Alagoas, 30º Festival do Bumba-Meu-Boi acontece neste final de semana

Programação conta com três dias de apresentações de 30 grupos culturais

por João Brito/Ascom Secult

Evento acontece a partir das 17h, na Praça Multieventos, no bairro da Pajuçara – Foto: Alexandre Teixeira / Ascom Secult

Com o intuito de enaltecer e celebrar a rica cultura alagoana, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), apoia a 30ª edição do Festival do Bumba-Meu-Boi em Maceió. Realizado pela Liga do Bumba-Meu-Boi de Alagoas, a programação gratuita acontece nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, a partir das 17h, na Praça Multieventos, no bairro da Pajuçara.

Segundo a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, valorizar a cultura é um compromisso do governo estadual. “O Bumba-Meu-Boi representa uma parte de nossa identidade cultural. Preservar essa tradicional festa é vital para manter viva a riqueza dos nossos folguedos e, por meio desta iniciativa, estamos empenhados em compartilhar essa expressão única com o público”, disse.

Para o governador de Alagoas, Paulo Dantas, a cultura vai muito além da promoção de expressões artísticas, sendo essencialmente uma força impulsionadora para a economia e toda uma cadeia produtiva. Como o Festival do Bumba-Meu-Boi, que não se limita a estimular a cultura, exercendo influência em diversas esferas, incluindo a economia criativa e o setor turístico. “A Cultura movimenta a economia e também gera emprego e renda para milhares de famílias alagoanas. Fico feliz ao ver a felicidade estampada no rosto de cada alagoano que se dispõe a levar o que aprendeu para outras pessoas”, disse.

O festival também será transmitido ao vivo pelo canal oficial da Secult, através do link https://www.youtube.com/c/secultalagoas.

Confira a programação completa e a ordem de apresentação dos grupos:

 

1º dia – sexta-feira (15/12)

 

Boi Pacato

Boi Fênix

Boi Águia Dourada

Boi Escorpião

Boi Rottweiler

Boi Trovão

Boi Jaguar

Boi Tigre

Boi Gavião

Boi Dragão Kids

 

2º dia – sábado (16/12)

 

Boi Imperador

Boi Pantera

Boi Garantido

Boi Anaconda

Boi Águia de Ouro

Boi Treme Terra

Boi Cão de Raça

Boi Dragão

Boi Africano

Boi Safary

 

3º dia – domingo (17/12)

 

Boi Diamante

Boi Força Bruta

Boi Axé

Boi Kimera

Boi Bumbá Alagoano

Boi Lacrau

Boi Vingador

Boi Águia

Boi Pérola

Boi Cobra Negra