/Qual a dose mínima de treino para obter resultados?

Qual a dose mínima de treino para obter resultados?

Redação A Hora News

Legenda:

Você começou uma nova atividade física e se pergunta depois de quantas semanas conseguirá obter resultados? Você está ansioso para se sentir pronto para a operação do biquíni, mas tem medo de que demore muito? Ou você sonha em dominar uma disciplina, mas ainda está no nível iniciante e o caminho parece difícil e você não sabe quando começará a obter resultados?

Não há um tempo exato a partir do qual os resultados do nosso treinamento começam a ser percebidos. A obtenção de resultados depende dos objetivos que queremos alcançar e também do tempo que investimos em treinamento. Normalmente, antes de notarmos resultados reais, começamos a nos sentir diferentes sobre nossos corpos: nos sentimos melhores sobre nós mesmos, mais elásticos, mais fortes e em forma. De acordo com um estudo da Universidade de Wisconsin, 6 semanas não é tempo suficiente para ver resultados! Então, se não conseguimos notar nenhuma melhora em um mês e meio, quanto tempo leva para obter os primeiros resultados?

Além de se preocupar com o tempo, é importante se preocupar também com sua saúde e qualidade de vida, começando com a escolha do tênis. Os tênis tem influência direta no desempenho físico e também na sua postura.

A recomendação é visitar uma loja de tênis da nike ou conhecer um modelo como o tênis dolce & gabbana masculino.

 

Quais são os objetivos que você quer alcançar?

Em primeiro lugar, devemos salientar que “estar em forma” tem diferentes significados: para cada um de nós; o objetivo pode ser queimar 500 calorias, para outros pode ser perder 5 quilos, para outros ainda, melhorar a forma física significa aumentar a massa muscular e reduzir a massa gorda. Claro que, dependendo do objetivo, o tempo necessário para atingir os resultados varia. Além disso, há uma diferença na obtenção de resultados entre um iniciante e um profissional!

Um iniciante deve treinar por pelo menos 2 semanas antes de começar a sentir os benefícios do exercício.

Um profissional já tem uma boa relação com o corpo e precisa de mais tempo para melhorar seu desempenho.

 

Quais são os objetivos que muitas vezes nos levam a começar a treinar?

  •         Perder peso.
  •         Fortalecimento do corpo.
  •         Tonificar o corpo.
  •         Melhore seu desempenho físico.
  •         Melhorar a aparência de si mesmo.

Em geral, podemos dizer que os resultados obtidos após treinamento constante e regular são realmente visíveis após cerca de 3 meses. Outro aspecto fundamental a ter em conta é que os resultados também devem ser mantidos ao longo do tempo. Isso se traduz em uma mudança lenta e progressiva de:

  •         Estilo de vida.
  •         Nutrição.
  •         Treinamento.

 

Obtenha resultados e mantenha-os ao longo do tempo: o que dizem os estudos

Vamos dar uma olhada em como treinar para o condicionamento físico e com que rapidez corremos o risco de perder resultados se pararmos de fazê-lo. O treinamento é uma verdadeira jornada que consiste em uma série de etapas que nos levam do nível iniciante ao nível intermediário ao longo de alguns meses. Mas quanto tempo você tem que treinar exatamente para ver os primeiros resultados?

Depende. Depende não só do tipo de exercício e da intensidade com que o fazemos, mas também da nossa condição física. Levar uma vida sedentária por muitos anos pode dificultar muito a escalada nos esportes: segundo um estudo, pessoas sedentárias ou obesas precisam treinar por 6 meses para melhorar seu desempenho cardiovascular em 8%. Não estamos falando de exercícios de baixa intensidade, mas de HIIT com um consumo de energia de 150%! Seis meses parecem um tempo infinito para alcançar resultados tão baixos, mas, infelizmente, nosso estilo de vida tem um grande impacto em nossas chances de progresso.

 

E se pararmos de treinar? Com que rapidez corremos o risco de perder nosso progresso?

Isto é o que os estudos dizem sobre isso:

Após 21 dias de inatividade, o VO2 máx. diminui em 7%. Esse declínio continua progressivamente até parar após 56 dias sem treinar. No entanto, mesmo após 84 dias sem treinar, o VO2 máx de um sujeito que treinou nos meses anteriores é superior ao de um sujeito que nunca treinou.

Após 31 semanas de inatividade, os jovens perdem cerca de 8% da força muscular, enquanto os idosos perdem cerca de 14%. Portanto, a força muscular diminui muito mais lentamente do que o VO2 máximo, com o declínio máximo ocorrendo após 12 semanas. Consequentemente, curtos períodos de descanso não afetam nossa força ou resistência muscular.

De acordo com um estudo de 2011, uma pausa de 3 semanas no treinamento não afeta em nada nosso desempenho e resultados. Portanto, de acordo com esse conceito, depois de conseguir fortalecer nosso corpo e melhorar nosso desempenho, ele tende a permanecer constante, mesmo que façamos uma pequena pausa nos treinos.

Diante de tudo isso, podemos tirar uma conclusão positiva: o treinamento muda permanentemente as células de nossos músculos, chamadas fibras musculares, e essa mudança persiste em nosso corpo, mesmo que paremos de treinar. Além disso, é muito mais fácil obter resultados para quem já treinou no passado!

Quer decida começar a treinar ou tenha pensado em fazer uma pausa após vários meses de treino, não se esqueça de nos consultar antes de tomar qualquer decisão porque é importante para a sua saúde.