/Moraes abre 3 novos inquéritos para investigar atos no DF

Moraes abre 3 novos inquéritos para investigar atos no DF

Redação A Hora News

Legenda: Investigações visam identificar e punir todos que participaram de forma direta ou indireta dos protestos | Foto: STF

Nesta segunda-feira 923), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de três novos inquéritos para apurar os atos realizados em Brasília, Distrito Federal (DF), no dia 8 de janeiro.

A decisão atende aos pedidos feitos pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e tem como objetivo identificar os financiadores, os executores e os autores intelectuais por trás da invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.

Agora são sete inquéritos que apuram o que aconteceu na capital federal.

Os inquéritos 4917, 4918 e 4919 apuram se os deputados André Fernandes (PL-CE), Clarissa Tércio (PP-PE) e Silvia Waiãpi (PL-AP) incitaram os atos.

Já as investigações dos inquéritos 4920, 4921 e 4922 procura por financiadores, executores e autores intelectuais dos atos de vandalismo.

Por último, o inquérito 4923 apura as responsabilidades de autoridades nas manifestações. Neste processo são investigados o ex-secretário de Segurança do Distrito Federal, Anderson Torres, e o governador afastado do DF, Ibaneis Rocha.