/Com apoio do Governo de Alagoas, Grupo Produtivo Lameirão conquista certificação municipal

Com apoio do Governo de Alagoas, Grupo Produtivo Lameirão conquista certificação municipal

Através de investimentos do Estado, grupo produtivo do Sertão conseguiu montar estrutura para alcançar certificação e expandir vendas

por Cecília Tavares e Isabella Padilha

Roni da Silva, presidente da Associação de Cooperação Agrícola do Assentamento Lameirão, celebra ao lado esposa Érica Priscila, a certificação e a consolidação da cooperativa – Foto: Lucas Meneses / Ascom Sedetur

Apoiado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics/AL), a Associação de Cooperação Agrícola do Assentamento Lameirão, localizada no sertão alagoano, conquistou a certificação SIM – Selo de Inspeção Municipal, que garante segurança e qualidade dos alimentos que são produzidos, tendo em vista que passam por diferentes etapas do controle de qualidade.

A conquista da certificação SIM é resultado da construção da unidade produtiva, que foi viabilizada por intermédio do programa Alagoas Maior em 2022 para o Grupo Lameirão. Além de receber uma estrutura produtiva completa, a Associação ganhou ainda equipamentos de cozinha para a produção dos doces de coco, que são a marca registrada dos pequenos produtores. “Estamos muito felizes com a obtenção do SIM pelo grupo Lameirão. Antes, a Associação tinha uma estrutura irregular para a produção de alimentos, e estavam prestes a perder o apoio de alguns órgãos por causa dessas irregularidades. A Sedics/AL forneceu um espaço para que os produtores estivessem dentro das normas sanitárias, o que agora permite a conquista da certificação e a consequente expansão das vendas e ampliação de seus negócios”, destaca a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino.

Para Roni da Silva, presidente da Associação de Cooperação Agrícola do Assentamento Lameirão, a conquista da certificação é mais um passo para a expansão e a consolidação da cooperativa. “Nós estávamos correndo atrás disso há muito tempo, mas só conseguimos esse selo e algumas outras certificações através das consultorias e da ajuda do Governo de Alagoas. Com as ações conseguimos nos reestruturar, tudo foi reconstruído, nos dando a possibilidade de conseguir o selo de inspeção. Isso tudo interfere positivamente em toda cadeia produtiva, e agora com a conquista do alvará, podemos até contratar mais pessoas e participar de licitações públicas, produzindo cada vez mais”, comemora o produtor.

Secretária Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária

A Secretaria Estadual do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), criada pelo governo Paulo Dantas para fomentar o desenvolvimento econômico do Estado, dará continuidade a uma gestão que incentiva e promove o cooperativismo em Alagoas.

Com a criação da Secretaria Executiva de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, os agricultores familiares e membros de cooperativas de todo o Estado serão beneficiados com programas, ações e planos de fomento voltados para o segmento, e Associações, como o grupo Lameirão, serão beneficiadas em toda Alagoas.