Redação A Hora News
Legenda: Candidaturas femininas “laranjas” foram usadas por três partidos para atingir a cota de 30% exigida pela Justiça Eleitoral | Foto: Câmara dos Vereadores de Palmeira dos Índios
O Partido Progressista de Alagoas (PP) entrou com uma ação denunciando candidaturas laranja em Palmeira dos Índios (AL).
Ao programa Show da Manhã, da Rádio Farol FM, o advogado do partido, Dr. João Paulo, comentou a ação dizendo que os partidos envolvidos são PSB, PSD e PRTB.
Ao que tudo indica, várias mulheres foram registradas como candidatas apenas para que as siglas atingissem os 30% da cota feminina exigida pela lei.
Esses nomes teriam tido 0 votos ou uma quantidade ínfima, chamando a atenção do PP. “Tudo parte do princípio de que muitas candidatas foram registradas formalmente, mas não participaram da campanha política”, afirmou o advogado.
“Isso é uma infração que vem sendo punida pelos tribunais e pela Justiça Eleitoral por ser caracterizado como fraude eleitoral”, completa.
Os candidatos que foram lesados por essa situação foram para a Justiça e pedem que os partidos e coligações sejam punidos, inclusive podendo levar à cassação de oito vereadores.
“A ação tem probabilidade de ser favorável [aos reclamantes]”, declara João Paulo que acredita que o processo chegará até o TSE.