/“Não é obrigatório vacinar 100% da população”, diz Ministério da Saúde

“Não é obrigatório vacinar 100% da população”, diz Ministério da Saúde

Redação A Hora News

Legenda: Até o começo de 2021 o Brasil deverá receber 140 milhões de doses da vacina | Foto: Pexels

Quando a vacina contra covid-19 estiver disponível, não será obrigatório vacinar 100% dos brasileiros. Este é o entendimento do Ministério da Saúde segundo uma declaração feita pelo secretário executivo, Élcio Franco.

“Para se conter uma doença, não é obrigatório que se haja a vacinação de 100% da população. Cito como exemplo a vacina de Influenza, quando adquirimos anualmente 90 milhões de doses e realizamos a cobertura vacinal dos grupos de risco”, disse ele para a imprensa.

Para a vacinação da covid-19, os grupos prioritários que receberão a vacina ainda estão sendo estudados. Nesta etapa, a comunidade científica e técnico estão trabalhando juntos para identificar esses grupos de pessoas que serão vacinados.

“Dessa forma, estaremos oferecendo segurança para a população, a vacina é para todos. Todos os Estados brasileiros, o Distrito Federal e vai chegar a todos os nossos municípios”, garantiu.

A vacina será disponibilizada no Programa Nacional de Imunizações dentro dos princípios que regem o Sistema Único de Saúde (SUS): integralidade, equidade e universalidade.

“Permanecemos em contatos bilaterais não só com o Instituto Butantã, como também com outros institutos nacionais que buscam parcerias com laboratórios internacionais. Buscamos abrir oportunidade para termos acesso o quanto antes a uma vacina segura e eficaz”, completou o secretário.

O Ministério da Saúde anunciou esta semana que o País deverá contar com 140 milhões de doses da vacina contra o coronavírus até o primeiro semestre do ano que vem.