/Bolsonaro é denunciado ao Tribunal Penal Internacional por genocídio e crime contra humanidade

Bolsonaro é denunciado ao Tribunal Penal Internacional por genocídio e crime contra humanidade

Redação A Hora News

Legenda: Presidente Jair Bolsonaro foi diagnosticado com Covid-19, mas conseguiu se curar | Foto: Marcos Corrêa/PR

Uma coalizão que representa mais de um milhão de trabalhadores da saúde no Brasil denunciou o presidente Jair Bolsonaro ao Tribunal Penal Internacional por “genocídio e crime contra humanidade”.

A Rede Sindical Brasileira UNISaúde, que tem apoio de outras organizações, acusa o presidente de cometer “falhas graves e mortais” diante da pandemia do novo coronavírus.

“No entendimento da coalizão, há indícios de que Bolsonaro tenha cometido crime contra a humanidade durante sua gestão frente à pandemia, ao adotar ações negligentes e irresponsáveis, que contribuíram para as mais de 80 mil mortes pela doença no país”, diz a entidade.

O documento tem 64 páginas e será submetido à procuradora-geral do Tribunal, Fatou Bensouda. O texto diz que o “menosprezo” e “negacionismo” do presidente “trouxe consequências desastrosas” para o país.

“A omissão do governo brasileiro caracteriza crime contra a humanidade – genocídio”, diz o texto. “É urgente a abertura de procedimento investigatório junto a esse Tribunal Penal Internacional, para evitar que, dos 210 milhões de brasileiros, uma parcela sofra as consequências desastrosas dos atos irresponsáveis do senhor Presidente da República”, diz o documento.

O Tribunal Penal Internacional, sediado em Haia (Holanda), recebe 800 denúncias por ano e leva meses até tomar uma desição, aceitando ou rejeitando a queixa apresentada.

Bolsonaro minimiza a denúncia

Segundo auxiliares diretos, Bolsonaro teria minimizado a denúncia. “Ele não ligou muito para isso. Não está na pauta do presidente. E pelo perfil dos denunciantes essa denúncia não vai dar em nada”, disse um ministro para a imprensa.

Por trás da entidade denunciante há sindicatos como CUT, Nova Central Sindical e UGT e o MST. “Me parece uma ação para tentarem holofotes por dois minutos”, avaliou a fonte não revelada pelo UOL. “É uma besteira. Toda hora denunciam sem fundamento”, disse outro auxiliar do presidente também não identificado.