/Levar filhos pra igreja melhora a saúde e o bem-estar deles na fase adulta, diz pesquisa de Harvard

Levar filhos pra igreja melhora a saúde e o bem-estar deles na fase adulta, diz pesquisa de Harvard

Redação A Hora News

Legenda: Jovem orando | Foto: Pixabay

Levar os filhos para a igreja quando crianças fará com que eles criem hábitos que o farão chegar à fase adulta com mais saúde e bem-estar, é o que diz uma pesquisa realizada pela Escola de Saúde Pública Chan Chan, de Harvard.

A explicação, segundo os pesquisadores, é que quanto mais participante de serviços religiosos a crianças for, mais longe ela estará de malefícios como uso de drogas, cigarro e álcool, além de manter contato com práticas saudáveis como orações e meditações diárias.

Para chegar neste resultado, os pesquisadores analisaram uma amostra com mais de 5.000 jovens entre 8 e 14 anos que foram acompanhados por alguns anos através dos programas Nurses ‘Health Study II (NHSII) e seus filhos no Growing Up Today Study (GUTS).

Com esses dados, foi possível controlar muitas variáveis, como saúde materna, status socioeconômico e histórico de abuso de substâncias ou sintomas depressivos, para tentar isolar o efeito da educação religiosa.

Os resultados mostram que as pessoas que frequentavam os serviços religiosos pelo menos uma vez por semana na infância e na adolescência eram aproximadamente 18% mais propensos a relatar mais felicidade quando adultos (entre 23 e 30 anos) do que aquelas que nunca frequentaram espaços religiosos. Eles também foram 29% mais propensos a serem voluntários em suas comunidades e 33% menos propensos a usar drogas ilícitas.