Redação A Hora News
Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Basel, na Suíça, todos os humanos modernos são descendentes de um casal que viveu entre 100 mil e 200 mil anos atrás.
Para fazerem essa afirmação, os pesquisadores Mark Stoeckle e David Thaler utilizaram no estudo o DNA mitocondrial de 5 milhões de animais de mais de 100 mil espécies, incluindo humanos.
Passa de geração em geração da mãe para seus filhos, o DNA mitocondrial carrega semelhanças genéticas que fizeram com que os pesquisadores levantassem a hipótese de que existiu um casal que originou todas as pessoas.
Os cientistas encontraram nesse código genético elementos que sugerem que em cada 10 espécies têm como origem apenas um par de indivíduos.
Em humanos é possível concluir, nesse estudo, que dois indivíduos ancestrais teriam sobrevivido a uma catástrofe natural que quase dizimou a vida na Terra.
Outro dado relevante da pesquisa é que 90% das espécies surgiram na mesma época, há 250 mil anos, e coloca em dúvida os padrões da evolução humana.
Todavia, os pesquisadores negam acreditar na versão bíblica da origem do mundo, dizendo que o estudo tem como base a evolução darwiniana, incluindo a ideia de que toda a vida evoluiu de uma origem biológica comum ao longo de bilhões de anos.













