/Líder anglicano que diz que “Deus não é homem, nem mulher”

Líder anglicano que diz que “Deus não é homem, nem mulher”

Redação A Hora News

(Foto: Arcebispo Justin Welby/ The Telegraph)

 

O líder mundial da Igreja Episcopal Anglicana, arcebispo Justin Welby, deu uma declaração polêmica a respeito de Deus, dizendo que Ele não é homem, nem mulher.

Mesmo com a Bíblia se referindo a Deus como Pai, Rei, Senhor, o religioso diz que Deus “não é homem no sentido humano”, ainda que seja tratado como gênero masculino em todas as escrituras.

“Toda linguagem humana sobre Deus é inadequada e até certo ponto metafórica. Deus não é pai exatamente da mesma maneira que um ser humano é pai. Deus não é homem ou mulher. Deus não é definível”, disse ele durante uma audiência na igreja Saint Martin-in-the-Fields, em Londres.

“É extraordinariamente importante que nos lembremos que a revelação definitiva de quem Deus é não foi em palavras, mas na Palavra de Deus a quem chamamos Jesus Cristo. Não podemos limitar Deus”, completou o religioso.

Esse tema está sendo tratado pela Igreja Anglicana há alguns meses, durante a reunião da cúpula da denominação que tem cerca de 80 milhões de fiéis no mundo.

Britânicos acreditam que Deus tem “gênero neutro”

Segundo uma pesquisa do Instituto YouGov, 41% dos cristãos britânicos acreditam que Deus “não tem um gênero humano”, ou seja, ele não é homem e nem mulher.

Para o professor de história do Cristianismo na Universidade de Oxford, Diarmaid MacCulloch, acreditamos que Deus é homem por conta do “patriarcado” da sociedade judaico-cristã.

“A imagem convencional e impensada de Deus como homem existe desde o surgimento do cristianismo, mas Deus está além dessas coisas. A razão pela qual Deus tem sido visto como homem é simplesmente os pressupostos patriarcais dessas sociedades… Eles procuraram por termos masculinos, já que as pessoas com poder no mundo greco-romano eram homens”.

A Igreja Católica, através do artigo 370 do seu Catecismo, também concorda com essa ideia de Deus ter um gênero neutro. “Deus não é nem homem nem mulher. Deus é puro espírito, no Qual não há lugar para a diferença de sexos. Mas as ‘perfeições’ do homem e da mulher refletem qualquer coisa da infinita perfeição de Deus: as duma mãe e as dum pai e esposo”.