/Incremento em ações de mídia vai impulsionar turismo em Alagoas no próximo ano

Incremento em ações de mídia vai impulsionar turismo em Alagoas no próximo ano

Estão contidos no planejamento para 2019 anúncios em sites de viagens e revistas de bordo, além de ações com operadoras e influenciadores digitais

por Cecília Tavares – Agência Alagoas

(Rafael Brito anuncia plano de investimento no turismo durante café da manhã com o trade – Foto: Kaio Fragoso)

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, anunciou, nesta quinta-feira (29), o plano de investimentos em mídia para o Destino Alagoas em 2019. O anúncio ocorreu durante café da manhã no restaurante Divina Gula, onde o Maceió Convention & Visitors Bureau e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH/AL) apresentaram os resultados do setor durante o ano de 2018.

De acordo com gestor da Sedetur, o Governo do Estado irá investir em mídias voltadas para o turismo em 2019, com anúncios nos principais sites de viagens. Também estão incluídas ações com operadoras e com influenciadores digitais do Brasil e outros países da América Latina, como Argentina, Chile, Peru e Uruguai, além de anúncios e vídeos em revistas de bordo nas principais companhias aéreas do país.

“Eu não tenho dúvidas de que, nos próximos quatro anos, o turismo vai ter uma relevância muito grande no Governo e na economia do nosso Estado. Teremos entregas importantes e, para 2019, já está programado e planejado o maior investimento em mídia da história do turismo no Estado de Alagoas. A ideia é que façamos uma mídia digital inteligente, voltada ao consumidor final”, afirmou Brito.

Para o presidente da ABIH/AL, Milton Vasconcelos, o incremento nas ações de mídia é fundamental para alavancar o Destino Alagoas. “Essa foi uma excelente notícia para quem trabalha com turismo no estado. Temos grandes expectativas para o setor em 2019 e acredito que esse incremento vai contribuir demais para o sucesso do nosso destino no ano que vem”, afirmou Vasconcelos.

O secretário Rafael Brito falou, ainda, sobre as entregas que devem ser feitas até 2020, e elencou as obras no Mercado de Jaraguá, Alagoinhas, mirante de Porto de Pedras, a reforma do Centro de Convenções e a criação de uma agência de promoção para Alagoas entre as ações previstas. Um novo acordo sobre o Querosene de Aviação também deve ser estabelecido com as companhias aéreas Gol e Avianca.

O secretário Rafael Brito durante o evento – Foto: Kaio Fragoso

“Estamos discutindo um grande acordo. Em 2016, o Estado já reduziu de 17% para 12% o ICMS do combustível da aviação, em forma de incentivo fiscal para as companhias aéreas. E a gente tem um espaço, agora, com a Gol para diminuir ainda mais o ICMS cobrado, negociando, assim, um aumento da nossa malha aérea”, disse Brito.

Resultados

Durante o evento desta manhã, a ABIH/AL e o Maceió Convention mostraram os resultados alcançados em 2018. De acordo com a ABIH/AL, este ano foram capacitados mais de 2.500 agentes de viagens do Brasil e da América Latina para vender o Destino Alagoas. Além disso, a instituição, que possui convênio com a Sedetur, participou de 37 eventos nacionais e internacionais.

Ainda de acordo com a ABIH/AL, a média de ocupação hoteleira no Estado foi de 73% entre janeiro e outubro deste ano, apresentando um crescimento de 4% com relação ao ano passado. Já o Maceió Convention & Visitors Bureau apresentou o resultado da captação de eventos corporativos este ano – foram 48 eventos realizados, com cerca de 50 mil participantes e a geração de um impacto econômico direto de R$ 69 milhões.

“O setor do turismo é o segundo maior empregador do estado de Alagoas, sendo o primeiro na capital, e nós não temos dúvidas de que, em pouco tempo, seremos os primeiros do estado, em função dessa grandiosidade”, afirmou a superintendente do Maceió Convention, Danielle Novis.

De acordo com o Maceió Convention & Visitors Bureau, vinte e nove eventos já estão confirmados até 2021, que devem contar com 26 mil participantes e gerar um impacto econômico de R$ 31 milhões.