/Haddad diz que evangélicos elegeram Bolsonaro e critica teologia da prosperidade

Haddad diz que evangélicos elegeram Bolsonaro e critica teologia da prosperidade

Redação A Hora News

(Foto: Haddad com evangélicos de esquerda durante a campanha eleitoral/ Reprodução de vídeos)

 

Em entrevista recente, o candidato à Presidência derrotado, Fernando Haddad (PT), tentou avaliar a derrota que sofreu para Jair Bolsonaro (PSL), presidente eleito, citando alguns “culpados”, como o neoliberalismo e os evangélicos.

Sem citar os escândalos de corrupção que mancharam a imagem do seu partido, Haddad disse à Folha de São Paulo que, entre outros fatores, a eleição de Donald Trump, nos Estados Unidos, contribuiu para o avanço “da extrema direita” no mundo e que Bolsonaro representa esse segmento.

Para ele, sua derrota é resultado da a crise do neoliberalismo, catalisada pela crise econômica de 2008. “A eleição de [Donald] Trump (…) abriria espaço para a extrema direita no mundo.”

Sobre os evangélicos Haddad disse: “O Brasil, estruturalmente, é um híbrido entre casta com meritocracia. Se admite que o indivíduo ascenda. Mas sozinho. Desde que a distância entre as classes permaneça. O neopentecostalismo e a teologia da prosperidade são compatíveis com isso”, disse.

Para recuperar os fiéis evangélicos, Haddad diz que é preciso abrir diálogo com as igrejas. “Assim como no final da ditadura foi possível abrir um canal de diálogo com a Igreja Católica, a esquerda tem agora o desafio de abrir um canal com a igreja evangélica.”