/Estagiário da Sedet apresenta artigo em Portugal

Estagiário da Sedet apresenta artigo em Portugal

Isa Mendonça / Ascom Sedet

(Estagiário da Sedet, Rafael Sampaio, foi selecionado para apresentar artigo no Pluris – Foto: Ascom)

Já está na cidade de Coimbra, em Portugal, o estudante Rafael Simões Sampaio, estagiário do setor de geoprocessamento da Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet). Rafael foi selecionado pra apresentar o resultado de um trabalho de pesquisa no 8º Congresso Luso-brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável (Pluris).

O evento reúne investigadores, estudantes e profissionais ligados aos temas abordados. Para participar como expositor, o estudante passou por uma seleção e teve seu artigo aprovado pela relevância do tema e resultado encontrado. A pesquisa foi realizada no município de Maceió, sobre cadastro territorial multifinalitário, com o foco na utilização de sistema de informações geográficas como instrumento de gestão.

O bairro do Mutange foi o cenário para exploração da pesquisa e durou um ano, com a participação da Defesa Civil de Maceió. Foram analisadas 446 habitações, entre próprias e alugadas, todas localizadas em áreas de ocupação irregular. “Fomos de casa em casa, para saber o perfil socioeconômico dos moradores e mapear todas as condições de vulnerabilidade”, explicou o estudante Rafael.

O recorte do estudo buscou identificar como a população se encontrava em relação aos riscos geológicos e ambientais, entre eles presença de rachaduras nas residências, proximidade com barreiras, risco de desmoronamento e disponibilidade dos serviços de água, esgoto e descarte de lixo.

“Como resultado do trabalho, o artigo reforçou a necessidade de que esses moradores estejam mapeados e identificados na base de dados dos órgãos responsáveis para uma melhor gestão e atuação em momentos de emergência”, defendeu o estudante.

O trabalho também serviu para atualizar os sistemas de cadastro territorial da Sedet, que já faz esse mapeamento e mantém os dados atualizados, a fim de ter o controle das habitações vulneráveis e aplicar as políticas de moradia direcionadas para as necessidades do município.

Rafael Sampaio com a coautora do artigo, Dayane Jhoany

O estagiário é estudante do 9° período do curso de Engenharia de Agrimensura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e elaborou o artigo com a participação do estagiário da Secretaria Municipal de Economia (Semec), Brian Falcão e da estagiária da Sedet, Dayane Jhoany.

Tanto o projeto de extensão quanto o artigo foram coordenados pela professora mestra Juciela Cristina dos Santos e o artigo também teve a orientação da professora e engenheira geóloga, doutora Regla Toujaguez. O Congresso começa na próxima quarta-feira (24) e termina no dia 26.