Das sete escolas estaduais da cidade, cinco já foram reformadas
por Ana Carolina Lima e Taís Albino – Agência Alagoas
(Ginásio Padre Manoel Vieira será reativado após as obras – Fotos: Valdir Rocha)
Julho chegou trazendo alegria para os mais de quatro mil alunos da rede estadual de Penedo. Das sete escolas estaduais existentes no município, cinco já foram recuperadas e as outras duas já estão com obras confirmadas.
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), já reformou as escolas estaduais Comendador José da Silva Peixoto, Ernani Méro, Gabino Besouro, João Valeriano e Hermílio de Freitas Melro.
Valdir Rocha
Quando se fala do número de ginásios, a situação é ainda mais impressionante. Durante muitos anos, a rede estadual contava apenas com os espaços do Padre Manoel Vieira e o Caic Ruth Mendonça, ambos com estrutura bastante deteriorada e fora de uso. O teto de ambos ginásios chegou a desabar.
“Hoje, os equipamentos estão belíssimos; é uma alegria vê-los sendo devolvidos à comunidade estudantil”, contou a gerente da 9° da Gerência Regional de Educação, Andréa Dantas, que foi diretora-geral da Escola Ruth Mendonça.
Além dos dois espaços, os quais foram completamente recuperados, também foram construídas quadras para as escolas estaduais Ernani Méro e Comendador José da Silva Peixoto. Está em construção o ginásio da Escola Estadual Hermílio de Freitas Melro. Penedo também vai receber um Centro de Educação Integral (CEI).
Escola como prioridade
Desde 2015, a Seduc, reformou um total de 164 escolas e tem planos para recuperar mais 50. Foram revitalizadas 19 quadras esportivas e 54 ginásios construídos e entregues.
Para a secretária de Estado da Educação, Laura Souza, a educação é o alicerce de toda e qualquer sociedade. Ela diz que, por meio da Seduc, o Governo de Alagoas vem implantando diversos programas para que haja uma melhora efetiva, que pode ser vista nas próprias escolas.
“Durante toda essa gestão, a educação foi tratada como prioridade. Temos um trabalho muito focado na qualidade da educação que é ofertada para os alunos e uma atenção especial para as escolas”, frisa.
O incentivo à prática esportiva também é visto como grande atrativo para o ensino estadual, pois estimula os estudantes a serem mais participativos. “Estas reformas e construções de ginásios fomentam não só a prática esportiva, mas trazem resultados positivos na aprendizagem, pois propiciam também um maior engajamento nos estudos”, avalia.