/Expansão do Mapa do Turismo fomenta investimentos no interior

Expansão do Mapa do Turismo fomenta investimentos no interior

Estado passou de 28 para 67 cidades turísticas, expandindo as possibilidades do setor e garantindo investimentos públicos para o segmento

por Thiago Tarelli – Agência Alagoas

(Municípios com potencial ara exploração do turismo estão recebendo mais estrutura para desenvolver a atividade – Foto: Kaio Fragoso)

A expansão do Mapa do Turismo 2017 em Alagoas, fomentada pelo Governo do Estado e decretada pelo Ministério do Turismo (Mtur), fez com que o Estado passasse de 28 para 67 cidades turísticas, crescendo 139% com relação ao ano anterior. De lá pra cá, novos investimentos em municípios agora considerados turísticos têm surgido, fortalecendo a atividade turística no Estado.

Uma das cidades que recebem novos investimentos para fomentar a atividade turística é Capela. Distante 68 km da capital Maceió, o município pertencente à região turística dos Quilombos e conta atualmente com dois convênios com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), que viabilizam a reconstrução do “Farinheiro”, que vai abrigar o Centro Cultural Multiuso Leda Valéria, e a reforma e ampliação do Ateliê Mestre Patrimônio Vivo do Estado, João das Alagoas.

O primeiro está orçado em mais de R$ 1 milhão. Noventa e oito por cento dos recursos são provenientes do Estado e 2% da Prefeitura Municipal de Capela. O “Farinheiro” era um ponto de comércio, arte e cultura. O espaço servia para apresentações de artistas locais e também para lazer e recreação da população. A ideia é que o novo Centro Cultural Multiuso agregue todas essas atividades, impulsionando o desenvolvimento econômico da região através do turismo e da comercialização dos produtos da agricultura capelense.

Já o segundo projeto foi orçado em quase 170 mil reais com recursos próprios do Estado. O Mestre Artesão João das Alagoas ensina a jovens e adultos sua arte de esculpir esculturas em barro. A obra vai beneficiar todos os 10 artesãos que utilizam aquele espaço, se transformando também em um novo ponto turístico na cidade.

Para o chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Capela, Ytallo Melo, a conclusão das obras do Farinheiro e do Ateliê fomentarão ainda mais o turismo na cidade. “Capela já virou referência nacional quando se fala de artesanato, muito devido à influência do Mestre Artesão João das Alagoas. A cidade conta com mais de 200 artesãos, a maioria inspirada na arte de dar vida ao barro, como faz o Mestre. Hoje já recebemos turistas do Brasil e do mundo devido a isso, porém, com a conclusão dessas obras, além de aumentar esse fluxo, pretendemos também fortalecer o turismo regional, incluindo a vertente religiosa e culinária, com as festas da padroeira, a visitação ao Morro de Santo Amaro e a iguaria regional que é o tradicional caldinho de Capela”, contou.

Municípios reclassificados no Mapa

Além da inclusão no Mapa, alguns municípios de Alagoas foram reclassificados devido a sua potencialidade turística. É o caso de Porto de Pedras, na região Norte no Estado, que saiu da categoria C para B; o mesmo aconteceu com São Miguel dos Milagres. Já Piranhas, no alto Sertão alagoano, passou de D para C.

Na prática, a divisão em categorias e a inclusão no Mapa do Turismo, garante que o segmento receba mais atenção do Governo Federal nesses municípios, como explica o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito. “Essa categorização é importante porque é um instrumento elaborado pelo Ministério do Turismo (Mtur) para identificar o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro. Esse instrumento permite tomar decisões mais acertadas e implementar políticas que respeitem as peculiaridades dos municípios brasileiros, além de garantir recursos para garantir mais estrutura para o desenvolvimento do turismo”, disse o secretário.

Muitos desses municípios que têm nova classificação estão sendo beneficiados por políticas públicas que fomentam a atividade turística, visando consolidar o potencial turístico dessas cidades. Porto de Pedras, por exemplo, será beneficiada com a construção do Mirante do Farol, que será feito com recursos do Governo Federal e Estadual. Ainda em processo de tramitação da documentação para a obra, o equipamento servirá como mais um atrativo para diversificação da oferta turística da cidade.

Em São Miguel dos Milagres, o Governo do Estado entregou recentemente à população um Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), atendendo uma demanda antiga do trade turístico da região e beneficiando moradores e turistas da chamada Rota Ecológica, um dos principais destinos turísticos de Alagoas.