Evento será realizado na Uninassau, nesta terça e quarta-feira, das 8h às 17h
por Marcel Vital – Agência Alagoas
(Durante a capacitação, infectologistas irão ressaltar importância da vacina – Foto: Carla Cleto)
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizará, nesta terça (19) e quarta-feira (20), uma capacitação sobre arboviroses, com ênfase em febre amarela. O objetivo da ação, que irá ocorrer das 8h às 17h, na Uninassau do bairro Ponta Verde, em Maceió, é preparar os técnicos que atuam na Vigilância Epidemiológica e na Atenção Básica dos 102 municípios alagoanos.
Durante a capacitação será abordado o manejo clínico e diagnóstico diferencial, onde eles terão a chance de identificar e tratar a doença de maneira oportuna, visando à redução de casos graves e óbitos no Estado, caso vem a ocorrer. De acordo com Núbia Lins, responsável técnica pelas arboviroses da Sesau, o objetivo da capacitação é discutir as arboviroses circulantes em Alagoas e alertar os profissionais sobre os sinais clínicos que sinalizam um quadro que pode evoluir para o óbito.
A capacitação, ainda de acordo com Núbia Lins, também tem o propósito de repassar o fluxo de encaminhamento que o paciente deve ter na rede, classificando-o de acordo com os sinais e sintomas. “O propósito é informar o nosso corpo clínico do quadro atual da febre amarela em nosso Estado, assim como esclarecer dúvidas com infectologistas em relação ao agravo, diagnóstico, conduta clínica e outras informações relevantes”, explicou.
Para Núbia Lins, a grande ênfase no treinamento é que os profissionais estimulem as pessoas a tomarem a vacina, que é eficaz diante de uma doença de extrema gravidade. A responsável técnica pelas arboviroses da Sesau ressaltou ainda que, apesar de o Estado não ser considerado uma área endêmica, é preciso repassar todos os cuidados com ações da vigilância epidemiológica. “Não somos classificados como área de transmissão, mas precisamos estar atentos a situações de casos que possam chegar ao Estado”, disse.