/Servidores da Segurança Pública são atendidos em ação de saúde

Servidores da Segurança Pública são atendidos em ação de saúde

Ação foi promovida pelo Cerest Estadual nesta terça (5), na sede da SSP

por Mônica Lima – Agência Alagoas

(Durante a ação da Sesau, servidores da SSP puderam fazer o Cartão SUS – Foto: Carla Cleto)

Quem trabalha na área de segurança pública está sempre enfrentando um desafio durante suas atividades no dia a dia, que pode, futuramente, acarretar em problemas de saúde. Portanto a prevenção é a melhor forma de manter a qualidade de vida. E, dentro dessa proposta, o Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou nesta terça-feira (5), uma ação na Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), com uma série de serviços para os servidores.

A supervisora do Cerest, Gardênia Santana, esteve acompanhando toda ação e disse que essa é mais uma campanha de prevenção aos acidentes de trabalho. “Os policiais estão expostos à violência e estresse pós-traumático pode acarretar sérias doenças. Por isso, realizamos esta ação para orientar essa categoria de trabalhadores que se expõe diariamente e se encontra vulnerável à violência, arriscando suas vidas para salvar vidas”, afirmou.

Além de orientação para os policiais, também foram oferecidas vacinas contra o tétano, difteria e coqueluche. Os agentes da Secretaria de Estado da Segurança Pública também tiveram a oportunidade de verificar a pressão arterial, realizar teste de glicemia, teste rápido de HIV, hepatites e sífilis.

Ainda durante a ação, foi confeccionado o Cartão SUS e um nutricionista orientou os servidores da SSP sobre alimentação saudável e realizou a medição do Índice de Massa Corporal (IMC). Paralelamente, um fisioterapeuta proferiu palestra sobre a postura que deve ser utilizada no dia a dia, principalmente em serviço. Um médico do trabalho também realizou atendimento e, quando necessário, prescreveu exames que poderão ser feitos no Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL).

Ação Aprovada – Policial militar há seis anos, Elane Santos, disse que a ação promovida pelo Cerest foi aprovada, uma vez que, segundo ela, em decorrência da correria, geralmente os policiais descuidam da própria saúde. “É importante que, pelo menos a cada seis meses, possamos dedicar um tempo para nos cuidados, para evitarmos as doenças que mais acometem a categoria, como obesidade, estresse e outras”, salientou.

Ginah Wanderley, que coordena o setor do Disk denúncia da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), aproveitou a ação para procurar alguns serviços. “Prevenir sempre é mais eficaz para manter a saúde em dia. Por isso, essa ação do Cerest é muito relevante”, ressaltou a policial militar.