/Centenas de atletas participam da 2ª BPA Eco Running na APA do Catolé

Centenas de atletas participam da 2ª BPA Eco Running na APA do Catolé

Participantes passaram por trilha em áreas remanescentes da Mata Atlântica e muitos obstáculos naturais

por Roberison Xavier – Agência Alagoas

(Atletas civis e militares passaram por diversos obstáculos naturais durante 2ª BPA Eco Running – Fotos: Anderson Góes)

Seiscentos atletas profissionais e amadores, civis e militares, de diversas municípios alagoanos, participaram, na manhã deste domingo (10), da segunda edição da corrida BPA Eco Running. O evento foi realizado na Área de Preservação Ambiental (APA) do Catolé, dentro das comemorações do 29º aniversário do Batalhão de Polícia Ambiental, celebrado dia 5 de junho.

Encerrando também a Semana do Meio Ambiente, a corrida teve como objetivo unir a prática esportiva à responsabilidade socioambiental. Os participantes tiveram a oportunidade de percorrer cinco quilômetros passando por vários obstáculos e ainda ter contato direto com a natureza da área preservada, que abrange remanescentes da Mata Atlântica e detém um rico manancial que abastece 30% da cidade de Maceió.

Um dos principais objetivos da BPA Eco Running, que contou com o apoio do Instituto do Meio Ambiente (IMA), é estimular ainda mais as pessoas a preservarem o meio ambiente, que é um dever de todos e não apenas das autoridades legalmente constituídas.

“A gente fez essa corrida, pelo segundo ano consecutivo, para integrar ainda mais a sociedade com o meio ambiente. Uma trilha dentro da mata, com locais íngremes, para demonstrar também um pouco de como é o local de trabalho de nossos militares, que estão diariamente fiscalizando e buscando cada vez a preservação da natureza”, afirmou o comandante do BPA, tenente-coronel Ascânio Casado.

Todos os participantes que concluíram os seus respectivos percursos foram premiados com medalhas de participação, já os primeiros, segundos e terceiros colocados da competição receberam troféus de acordo com cada categoria: campeão geral, policial militar e órgãos defensores ambientais e por faixa etária, masculino e feminino.

Durante o evento, os militares do Batalhão Ambiental também fizeram uma exposição com animais taxidermizados e ainda deram orientações sobre a fauna e flora brasileiras.

Resultados das provas

Na categoria geral, entre os homens, o vencedor da prova foi Clebson João da Silva, com o tempo de 22min34s. O segundo colocado foi Ademilson José Silva de Oliveira, chegando com dez segundos após o ganhador. Completou o pódio, Laércio Alves do Nascimento, que foi o vencedor da categoria na primeira edição da corrida e este ano cruzou a linha de chegada aos 22min55s.

Já entre as mulheres, Lilia Adriana Santos da Silva foi a primeira colocada, com o tempo de 33min37s, em segundo lugar ficou Mary Janne dos Santos, 34mim17s, e, em terceiro, Lily Martins, que completou a prova em 34min30s.

Entre os militares, os vencedores masculinos foram Sérgio Cândido dos Santos, Mayr Wagner Barros Inácio e Raphael Vieira Marinho. No feminino, Alda dos Santos Oliveira, Ângela dos Santos Oliveira e Joyce Kelly Soares da Silva, respectivamente em 1º, 2º e 3º lugares. Alda venceu a corrida pelo segundo ano consecutivo.

Na categoria defensores do meio ambiente, obtiveram as três primeiras colocações, Bruna Rafaelle de Assis Santos, Laíse Kilma Silva de Lima Souza e Sônia Regina dos Santos Melo, no feminino; e Renildo Inácio da Silva, Diogo Aristides Marques e Wellington da Silva Feitosa, no masculino.

Todo o resultado final, com a colocação individual e o tempo da prova, está disponível no site http://www.contimeassessoria.com.br/eficiente/sites/contime/pt-br/site.php?secao=resultados&pub=996