Sala de Alerta da Semarh também registrou chuvas na Zona da Mata, Litoral, Agreste e Sertão
por Ascom Semarh – Agência Alagoas
(Monitoramento das chuvas é acompanhado pela Sala de Alerta da Secretaria de Recursos Hídricos – Foto: Ascom Semarh)
Alagoas registrou um alto índice de chuva no último final de semana. Dados da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), mostram que somente no domingo (22), choveu em média 160 milímetros na parte alta de Maceió, e aproximadamente de 130 milímetros na parte baixa.
Entre o sábado (21) e o domingo (22), o monitoramento da Sala de Alerta registrou chuva de intensidade fraca a moderada no Sertão, com 36 milímetros na cidade de Senador Rui Palmeira. Na região do Agreste, a chuva se concentrou na cidade de Anadia, marcando 106 milímetros. Na Zona da Mata, a cidade de Murici recebeu cerca de 100 mm.
Na região do Litoral, já choveu acima do esperado para o mês de abril. Já nas demais regiões, as chuvas estão dentro do previsto para o mês. Segundo a Sala de Alerta da Semarh, era esperada uma grande quantidade de chuva para o fim de semana.
“Nós emitimos um alerta para a Defesa Civil Estadual informando sobre a quantidade de chuvas no final de semana para que os órgãos competentes pudessem agir antecipadamente”, explica o coordenador da Sala de Alerta, Vinícius Pinho.
Nível dos rios
O riacho Jacarecica, em Maceió, transbordou e chegou a ultrapassar um metro da calha, provocando alagamentos por todo o bairro. O rio Mundaú em Rio Largo quase trasbordou, faltando apenas um metro para ultrapassar o nível.
Nesta segunda-feira (23), o riacho de Jacarecica e o rio Mundaú em Rio Largo, estão voltando ao nível normal. Os demais rios não tiveram registro de transbordamento.
Previsão do tempo
Para esta segunda-feira (23), a previsão aponta tempo bom em todas as regiões de Alagoas. Na terça-feira (24), volta a chover, porém de forma leve em todas as regiões.
Na quarta-feira (25), a previsão mostra chuva de intensidade moderada principalmente na região Metropolitana e chuva leve nas demais regiões de Alagoas.