Ao todo, 492 policiais militares vão atuar na partida, sendo 290 a pé, 30 conjuntos da Cavalaria, 22 motociclistas e ainda 150 homens em viaturas
por Roberison Xavier – Agência Alagoas
(Esquema de policiamento foi apresentado na Academia de Polícia, no Trapiche da Barra – Foto: Roberison Xavier)
O Comando de Policiamento da Capital (CPC) apresentou o planejamento para a segunda e última partida da grande final do Campeonato Alagoano de Futebol, entre as equipes do CRB e CSA, que acontece no domingo (06), às 16h, no Estádio Rei Pelé. O evento ocorreu durante a manhã desta sexta-feira (6), no auditório da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, no bairro do Trapiche da Barra.
Ao todo foram disponibilizados 492 policiais militares para atuarem de forma direta e indiretamente, sendo 290 a pé, 30 conjuntos da Cavalaria, 22 motociclistas e ainda 150 homens em 50 viaturas. Estes últimos também farão rondas nos bairros da região. Todos deverão se apresentar às 13h para o início dos trabalhos. Duas aeronaves da Segurança Pública também atuarão durante a partida.
O responsável pelo policiamento do jogo será o comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), tenente-coronel Lima Neto. De acordo com o oficial superior, todo o efetivo estará empenhado em garantir a segurança de todos os envolvidos na partida.
“Domingo é a final da final, os 90 minutos onde um dos times se consagrará o campeão de 2018. E, para que isso ocorra com a maior tranquilidade possível, estaremos cumprindo nossa missão. A torcida e os times precisam estar atentos àquilo que é determinado no Estatuto do Torcedor. A orientação principal que nós estamos dando a todos os torcedores é que cheguem cedo, pois não abriremos mão da revista pessoal de quem entrar no estádio”, afirmou o oficial superior.
Todas as avenidas e ruas no entorno do estádio serão interditadas a partir das 13h por equipes do Batalhão de Polícia de Trânsito e agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Às 14h ocorre a abertura dos portões e a expectativa de público para o jogo de domingo é de 16 mil pessoas.
A torcida do CSA só poderá entrar pela Rua Coronel José Francisco Vieira, que fica na parte de trás do Rei Pelé. Já os torcedores do CRB não poderão transitar por esta região e o descumprimento da determinação poderá acarretar em detenção e condução à Polícia Judiciária, onde será confeccionado um Termo Circunstanciado de Ocorrência por desobediência.
Crianças menores de dois anos de idade não poderão entrar no estádio, enquanto que as maiores de dois e menores de 14 deverão estar acompanhados de seus responsáveis, com documento de identificação ou certidão de nascimento. Já aqueles com idade entre 14 e 18 anos deverão estar com documentos de identificação.
A torcida organizada do CSA será escoltada por equipes do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp), da Rua do Sol, e a do CRB, pelo BPTran, da Praça Marcílio Dias, ambas localizadas no Centro de Maceió. Após o término da partida, os torcedores do time vice-campeão serão os primeiros a deixarem o Estádio Rei Pelé. A premiação e comemoração do time campeão será acompanhada dentro do estádio apenas por seus torcedores.