Na região do Vale do Paraíba, duas escolas da rede estadual participam do processo: Izidro Teixeira, em Chã Preta, e a 13 de Outubro, em Viçosa
por Manuella Nobre – Agência Alagoas
(Eleições em Chã Preta contaram com participação de toda a comunidade – Foto: José Demétrio)
A segunda etapa das eleições para gestores gerais e adjuntos das escolas da rede pública estadual para o biênio 2018-2020 mobiliza estudantes, funcionários, professores e pais de alunos nesta semana. Até sexta-feira (27), 96 unidades de ensino escolhem seus representantes.
Na região do Vale do Paraíba, duas das onze escolas da 4ª Gerência Regional de Educação (Gere) participaram do processo até a noite de terça-feira (24), com total apoio da comunidade escolar: Izidro Teixeira, em Chã Preta, e 13 de Outubro, em Viçosa.
“É importante ver a participação de toda comunidade escolar no processo de gestão democrática. É responsabilidade de todos que fazem a escola garantirem o direito do exercício da democracia. Precisamos mostrar, principalmente aos alunos, que eles devem exercer sua cidadania participando do processo eleitoral da escola”, declara a gerente da 4ª Gere, Sandreane Paulino, que, na ocasião, acompanhou o pleito ao lado da comissão eleitoral intermediária formada pelas técnicas Claudia Rosa Calheiros, Adelma Damião e Radijalma Ferreira.
Com 248 alunos, dos quais quase 50% são oriundos da zona rural, a Izidro Teixeira é única unidade que oferta Ensino Médio em Chã Preta, oferecendo ainda a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Todos os segmentos compareceram às urnas. “Para nós, alunos, é uma responsabilidade votar e também acompanhar todas as ações e projetos”, afirma a estudante Ester Clecia Alves dos Santos, aluna da 3ª série do ensino médio.
Eleições em Chã Preta contaram com participação de toda a comunidade (José Demétrio)
Funcionária e mãe de aluno e ex-aluno, Margarida Oliveira da Silva também concorda. “É muito bom termos esta questão da escolha, do livre arbítrio. Dá a sensação de poder opinar, fazer parte”, revela.
Moradora do sítio Bela Vista e mãe de dois alunos, dona Luzinete Pedro da Silva fez questão de participar. “Mesmo morando em sítio e sendo longe, fiz questão de vir porque acho importante votar e escolher a direção. Gosto da escola e do ensino”, pontua.
Segunda etapa – Nessa terça-feira, votaram ainda as escolas estaduais da Região Norte (10ª Gere), Vale do Mundaú (7ª), Região Metropolitana (12ª Gere) e região de Palmeira dos Índios (3ª Gere). Confira abaixo o cronograma dos próximos dias:
25/04 – Escolas estaduais do Sertão (6ª e 11ª Geres);
26/04 – Escolas estaduais do Agreste (região de Arapiraca, 5ª Gere), Litoral Sul (São Miguel dos Campos, 2ª Gere) e Bacia Leiteira (Pão de Açúcar 8ª Gere);
27/04 – Escolas que não puderam realizar eleição no cronograma de sua Gere.