/Comunidade escolar destaca importância da gestão democrática na rede estadual

Comunidade escolar destaca importância da gestão democrática na rede estadual

Na região do Vale do Paraíba, duas escolas da rede estadual participam do processo: Izidro Teixeira, em Chã Preta, e a 13 de Outubro, em Viçosa

por Manuella Nobre – Agência Alagoas

(Eleições em Chã Preta contaram com participação de toda a comunidade – Foto: José Demétrio)

A segunda etapa das eleições para gestores gerais e adjuntos das escolas da rede pública estadual para o biênio 2018-2020 mobiliza estudantes, funcionários, professores e pais de alunos nesta semana. Até sexta-feira (27), 96 unidades de ensino escolhem seus representantes.

Na região do Vale do Paraíba, duas das onze escolas da 4ª Gerência Regional de Educação (Gere) participaram do processo até a noite de terça-feira (24), com total apoio da comunidade escolar: Izidro Teixeira, em Chã Preta, e 13 de Outubro, em Viçosa.

“É importante ver a participação de toda comunidade escolar no processo de gestão democrática. É responsabilidade de todos que fazem a escola garantirem o direito do exercício da democracia. Precisamos mostrar, principalmente aos alunos, que eles devem exercer sua cidadania participando do processo eleitoral da escola”, declara a gerente da 4ª Gere, Sandreane Paulino, que, na ocasião, acompanhou o pleito ao lado da comissão eleitoral intermediária formada pelas técnicas Claudia Rosa Calheiros, Adelma Damião e Radijalma Ferreira.

Com 248 alunos, dos quais quase 50% são oriundos da zona rural, a Izidro Teixeira é única unidade que oferta Ensino Médio em Chã Preta, oferecendo ainda a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Todos os segmentos compareceram às urnas. “Para nós, alunos, é uma responsabilidade votar e também acompanhar todas as ações e projetos”, afirma a estudante Ester Clecia Alves dos Santos, aluna da 3ª série do ensino médio.

Eleições em Chã Preta contaram com participação de toda a comunidade (José Demétrio)

Funcionária e mãe de aluno e ex-aluno, Margarida Oliveira da Silva também concorda. “É muito bom termos esta questão da escolha, do livre arbítrio. Dá a sensação de poder opinar, fazer parte”, revela.

Moradora do sítio Bela Vista e mãe de dois alunos, dona Luzinete Pedro da Silva fez questão de participar. “Mesmo morando em sítio e sendo longe, fiz questão de vir porque acho importante votar e escolher a direção. Gosto da escola e do ensino”, pontua.

Segunda etapa – Nessa terça-feira, votaram ainda as escolas estaduais da Região Norte (10ª Gere), Vale do Mundaú (7ª), Região Metropolitana (12ª Gere) e região de Palmeira dos Índios (3ª Gere). Confira abaixo o cronograma dos próximos dias:

25/04 – Escolas estaduais do Sertão (6ª e 11ª Geres);

26/04 – Escolas estaduais do Agreste (região de Arapiraca, 5ª Gere), Litoral Sul (São Miguel dos Campos, 2ª Gere) e Bacia Leiteira (Pão de Açúcar 8ª Gere);

27/04 – Escolas que não puderam realizar eleição no cronograma de sua Gere.