Workshops, realizados em parceria com a Desenvolve, aconteceram em quatro municípios do Estado
por Thiago Tarelli – Agência Alagoas
(Projeto realiza workshops sobre hospitalidade, gestão de negócios e educação financeira – Foto: Thiago Tarelli)
Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com a a Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), promoveu a capacitação de 152 pessoas, durante o mês de abril, por meio do Capacita Sedetur.
O programa, idealizado pela Sedetur, realiza workshops sobre hospitalidade, gestão de negócios e educação financeira para pessoas interessadas em empreender, funcionários dos meios de hospedagem, garçons, vendedores autônomos e artesãos. Desta vez, os municípios que receberam o Capacita foram os munícios de Barra de São Miguel, Marechal Deodoro, Roteiro e Boca da Mata.
De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, programas como o Capacita Sedetur são essenciais no fomento da atividade empresarial, principalmente no segmento turístico.
“Uma das maiores demandas do trade turístico é qualificação profissional e, com o segmento em pleno crescimento no Estado, é essencial que o Governo do Estado faça sua parte, contribuindo com programas como o Capacita Sedetur que, não só ensina técnicas de hospitalidade, bom atendimento, mas também gestão de seu próprio negócio, fomentando o empreendedorismo. O Programa deve alcançar todas as regiões de Alagoas, já que a resposta da população tem sido bastante positiva”, contou Rafael Brito.
Cadastur
Visando também fortalecer os prestadores de serviços turísticos, a Sedetur, por meio da coordenação do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), realizou 78 novos cadastros, 156 renovações e 22 alterações nos últimos três meses em todo o Estado.
Esse registro junto ao Governo Federal garante aos empreendimentos participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo (Mtur), o acesso a financiamentos por meio de bancos oficiais, apoio em eventos feiras e ações do Mtur, visibilidade no site do programa e do Programa Viagem Legal.