Secretaria de Ressocialização investe na modernização do Sistema Prisional com ampliação do videomonitoramento; mais de 530 câmeras registram imagens em tempo real
por Mayara Wasty – Agência Alagoas
(Tecnologia é mais uma aliada dos agentes penitenciários para manter presídios seguros – Foto: Jorge Santos)
Como forma de intensificar a política de segurança em Alagoas, a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) concluiu mais uma etapa de instalação das câmeras de videomonitoramento no Complexo Penitenciário esta semana. Com a ampliação, agora mais de 530 câmeras registram imagens em pontos estratégicos, em tempo real, sendo possível acompanhar a movimentação em todos os presídios do Estado.
A ação faz parte do plano de modernização e reaparelhamento do sistema prisional desenvolvido pelo Governo do Estado nesta gestão. O supervisor do Centro de Monitoramento Eletrônico de Presos (CMEP), tenente Alucham Fonseca, explica que um estudo técnico para identificar os locais estratégicos e com melhores visualização foi desenvolvido antes da instalação. Os equipamentos adquiridos estão sendo operados em sua totalidade no CMEP.
“As câmeras possuem infravermelho, por isso temos um monitoramento noturno de qualidade. Além disso, nossos profissionais foram bem treinados para acompanhar o passo a passo de cada unidade. Nosso intuito é garantir a segurança de todos e evitar intercorrências no âmbito prisional, como fugas e rebeliões”.