/Conselho Estadual de Políticas Energéticas debate estratégias para fomentar o setor em Alagoas

Conselho Estadual de Políticas Energéticas debate estratégias para fomentar o setor em Alagoas

Encontro contou com a participação de representantes do segmento energético, da sociedade civil e do Estado

por Anderson Gomes* / Ascom Sedics

A 52ª reunião Ordinária foi realizada na sede da Sedics, no bairro do Jaraguá – Foto: Ascom Sedics

O Conselho Estadual de Políticas Energéticas (Cepe) se reuniu, nesta terça-feira (29), para discutir ações para o segmento energético alagoano e os avanços do setor no estado. A 52ª reunião Ordinária foi realizada na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), no bairro do Jaraguá.

O encontro foi presidido pela secretária Alice Beltrão, com a participação do superintendente de Políticas Energéticas, Bruno Macêdo, e representantes do segmento energético, da sociedade civil e do Estado.

Foram debatidas ações voltadas para o fortalecimento das energias renováveis e a integração de diferentes áreas para impulsionar o desenvolvimento energético em Alagoas.

Além disso, durante a reunião, o grupo Veolia Brasil fez uma apresentação, assim como a Casal, que abordou seu processo de transição energética. Também foram expostas as atividades de silvopastoreio em Alagoas e o funcionamento da usina fotovoltaica da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA).

Para a secretária Alice Beltrão, as reuniões do Conselho reafirmam o compromisso em consolidar o setor energético no estado.

“O setor energético tem sido fundamental para o desenvolvimento econômico de Alagoas. Temos um enorme potencial de crescimento e estamos atentos ao cenário, trabalhando para desenvolver ainda mais a matriz energética alagoana, inclusive com as novas tecnologias do biogás e do SAF (combustível de aviação) em projetos em curso, e buscando atrair investimentos para o setor”, disse.

Cepe

O Conselho Estadual de Política Energética de Alagoas atua como um órgão consultivo do governo, assessorando e propondo políticas públicas voltadas ao setor energético.

O principal objetivo é planejar e acompanhar a matriz energética do estado, tendo foco o potencial das energias e a integração dos diferentes segmentos regionais e nacionais.

*Estagiário sob supervisão