Redação A Hora News
Em pelo menos 11 estados brasileiros será obrigada a utilização de máscaras de proteção nas ruas como uma das formas de conter a disseminação pelo vírus que provoca a Covid-19, doença que matou mais de 5.000 brasileiros.
Em São Paulo, Piauí, Mato Grosso, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia, Goiás, Espírito Santo, Pará, Rondônia, Minas Gerais e também no Distrito Federal já há medidas sobre o uso, trazendo assim oportunidades de negócios para pequenos empresários.
Segundo o Sebrae, a demanda pelas máscaras em Brasília cresceu após decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB) obrigando o uso de máscaras nas ruas a partir desta quinta-feira (30).
A empresária Camila Sampaio, dona da loja de roupas Arara Store, de Brasília, anunciou nas redes sociais que passaria a produzir máscaras e desde então tem vendido 200 máscaras por semana. “Eu vou disponibilizando aos poucos no site e em cerca de 15 minutos elas já esgotam”, disse ela ao site do Sebrae.
Em Ferraz de Vasconcelos (São Paulo), a artesã Carla Monize Ramos, da Artes da Mô, encontrou na fabricação de máscaras uma oportunidade para melhorar seu orçamento. “Trabalho com papelaria e lembrancinhas personalizadas e com kits organizadores de bolsa e acessórios, mas com os eventos suspensos, a procura ficou menor”, disse ela ao A Hora News.
A produção de máscaras foi uma forma de recuperar o prejuízo. “Como tenho formação técnica em modelagem e produção do vestuário, resolvi fornecer máscaras após a liberação do Ministério da Saúde e hoje vendo não apenas na minha cidade, mas também na capital paulista, Alto do Tietê e Região do ABC”, completou Carla Monize.
Muitos outros empreendedores estão encontrando oportunidades em meio à crise gerada pela pandemia da Covid-19. “A vocação empreendedora do brasileiro é tão forte que dá gosto ver a capacidade e criatividade dos empresários de pequenos negócios de se adaptarem para superar momentos de crise. Prova disso é que 400 mil empresas conseguiram aumentar o faturamento neste período. Por isso, concentramos toda a rede do Sebrae para dar todo o apoio necessário neste momento”, ressalta o presidente do Sebrae, Carlos Melles.
Foto: Máscara de proteção Artes da Mô, empresa de São Paulo