/Hemoal leva às prévias de Maceió importância da doação de sangue

Hemoal leva às prévias de Maceió importância da doação de sangue

Bloco Hemovida desfilou pela Avenida da Paz nesta sexta (2), durante o Jaraguá Folia

por Josenildo Törres – Agência Alagoas

(A ação foi o ápice da Campanha de Doação de Sangue promovida pelo Hemoal e o Hemoar – Foto: Carla Cleto)

Ao som de marchinhas de Carnaval e de muito frevo, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) levou ao Jaraguá Folia, na noite desta sexta-feira (2), a importância da doação voluntária de sangue. Unindo doadores, pacientes acometidos por doenças hematológicas e servidores do órgão, o tradicional Bloco Hemovida desfilou pela Avenida da Paz, em Maceió, mostrando que solidariedade rima com alegria.

A ação foi o ápice da Campanha de Doação de Sangue promovida pelo Hemoal e o Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), iniciada na última segunda-feira (29). Durante a semana, os doadores de sangue receberam uma camisa para participar do bloco, que tem como intuito alertar e conscientizar os alagoanos sobre a relevância da doação voluntária, cujo gesto pode salvar até quatro vidas.

Isso porque, segundo a assistente social do Hemoal, Maria das Graças Padilha, apenas 2% dos alagoanos, com idade entre 16 a 69 anos de idade, são doadores regulares. “Por isso, o Bloco Hemovida tem uma grande relevância social, uma vez que, durante a festa mais popular do Brasil, levamos às ruas a importância da doação de sangue, pois necessitaríamos que pelo menos 3% da população doasse permanentemente”, justificou.

Exemplo – Entre os alagoanos que já seguem este exemplo, está o professor José Bosco Monteiro, 43 anos, que é doador voluntário desde os 26. “Comecei a doar em meio à dor de ver minha mãe precisar de sangue. Desde então eu entendi o quanto é importante ser doador fidelizado. Com isso, pelo menos duas vezes ao ano eu vou ao Hemoal e saiu de lá sentindo a melhor sensação do mundo”, testemunhou.

Onde Doar – Em Alagoas as doações de sangue podem ser realizadas na sede do Hemoal Trapiche, situada na Rua Dr. Jorge de Lima, próximo ao Estádio Rei Pelé. O órgão funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 17h, aos sábados.

É possível se candidatar à doação de sangue também no Hemoal Farol, situado no Hospital do Açúcar. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. No interior, as doações podem ocorrer no Hemoar, localizado na Rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, sempre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Para Doar – De acordo com portaria do Ministério da Saúde (MS), para doar sangue é imprescindível que o voluntário tenha boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e no mínimo 50 kg. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais e portando um documento de identificação oficial e original deles.

O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Com relação aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. Quanto às gestantes e lactantes, não é permitida a doação.