/Safra boa: Agricultora comemora colheita de milho verde com sementes doadas pelo Planta Alagoas

Safra boa: Agricultora comemora colheita de milho verde com sementes doadas pelo Planta Alagoas

Programa é um reforço à safra agrícola alagoana e já distribuiu aproximadamente 800 toneladas de sementes de milho, feijão e sorgo

por Tatiane Bastos / Ascom Seagri

Foto: Ascom Seagri

É no campo que os agricultores alagoanos cultivam o milho, um dos alimentos mais procurados durante as comemorações dos festejos juninos. Através do programa Planta Alagoas, a Secretaria de Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri) já distribuiu quase 500 toneladas de sementes de milho para o plantio, que teve início em meados de março, dentro da janela ideal de plantio desta e demais culturas.

No assentamento Pacas, em Murici, a agricultora Maria Luciene plantou as sementes da variedade crioula, do Planta Alagoas. A expectativa é alcançar uma produtividade de 30 toneladas para silagem e 400 “mãos” de milho. Além desse produto, são plantados na propriedade macaxeira, laranja e batata doce, além da criação de galinhas e gado de corte.

Ela explica que a finalidade do plantio é a silagem, mas a venda de espigas no período de São João vai ajudar no retorno financeiro, previsto em torno de 500% maior do que o valor investido no cultivo, para cobrir os custos iniciais e ainda garantir reserva financeira para realizar uma segunda safra de milho no ano.

“Já tinha plantado milho e não deu tanto quanto está esse plantio agora. Está sendo uma experiência muito boa, porque essa semente está mudando a minha vida. Quando eu olho para o meu plantio, eu lembro que tenho milho para vender no São João, para comer e para fazer silagem. Só tenho a agradecer!”, afirma a agricultora.

Reforço na safra agrícola alagoana

Uma das estratégias do Governo de Alagoas é incentivar a safra agrícola. O programa estadual de distribuição de sementes incentiva a produção das culturas de milho, feijão, arroz e sorgo. Já foram entregues aproximadamente 800 toneladas de sementes para 56.800 agricultores familiares alagoanos.

“O Planta Alagoas é um programa de base do Alagoas Sem Fome, pois fortalece os produtores, sobretudo no incentivo da produção de alimentos dentro do contexto da agricultura familiar. Temos o plantio de milho, de feijão e de arroz, que são alimentos da cesta básica de muitos brasileiros”, ressalta a secretária de Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues.