/Governo de Alagoas entrega motobombas para melhorar abastecimento dos municípios da Bacia Leiteira

Governo de Alagoas entrega motobombas para melhorar abastecimento dos municípios da Bacia Leiteira

Paulo Dantas também garantiu que o Estado vai realizar fiscalizações rigorosas contra captação ilegal de água

por Rafael Maynart / Agência Alagoas

Paulo Dantas destacou também a importância do investimento para a região – Foto: Edvan Ferreira / Agência Estado

O governador Paulo Dantas esteve na cidade de Pão de Açúcar nesta terça-feira (4) para a entrega de dois novos conjuntos de motobombas destinados à captação de água do sistema coletivo da Bacia Leiteira, beneficiando 19 municípios. A iniciativa faz parte do Programa Mais Água Alagoas, cujo principal objetivo é ampliar o abastecimento de água para todos os 102 municípios do estado.

As novas motobombas foram instaladas às margens do Rio São Francisco e são essenciais para o pleno funcionamento da estação de bombeamento, que abastece mais de 200 mil habitantes. Este projeto representa um investimento de R$ 10 milhões, realizado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) em parceria com a concessionária Águas do Sertão.

Paulo enfatizou que o Estado realizará fiscalizações rigorosas contra a captação ilegal de água e contra qualquer pessoas que impeça a população de ter acesso ao recurso hídrico.

“Infelizmente teremos que realizar fiscalizações, operações rigorosas contra aqueles que, de alguma forma, prejudiquem milhares de pessoas de terem acesso à água. Não podemos aceitar que poucos prejudiquem milhares. Se forem pegos, responderão na Justiça e podem até ser presos. Quem andava ‘torto’, agora vai ter que andar reto”, disse.

O governador Paulo Dantas destacou também a importância do investimento para a região. “Essa entrega simboliza nosso compromisso com a qualidade de vida da população da Bacia Leiteira. Estamos garantindo que a água, um recurso tão essencial, chegue com qualidade e constância para todos os moradores”, afirmou.

Os municípios beneficiados incluem Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jaramataia, Maravilha, Monteirópolis, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Jacaré dos Homens, Batalha, Major Izidoro e Olho D’água das Flores, além de parte da zona rural de Belo Monte.

Para o diretor-presidente da Casal, Luiz Cavalcanti, este é o maior investimento já realizado pela empresa na região.

“Sou servidor de carreira há 15 anos e posso garantir que desde que entrei até agora, nunca houve um investimento desse tamanho para a região, e imagino o quanto os prefeitos sofriam. Agora, a realidade é outra e as vidas das pessoas desses 19 municípios vão mudar”, garantiu.

As novas motobombas vão proporcionar maior segurança hídrica e operacional, especialmente para os municípios situados na ponta de rede, como Cacimbinhas e Ouro Branco. A expectativa é de que esses equipamentos tragam mais eficácia e regularidade no fornecimento de água tratada para a população local.

O prefeito Jorge Dantas reiterou seu compromisso em auxiliar a Casal e a empresa Águas do Sertão a promover que mais pessoas sejam cadastradas na Tarifa Social.

“Estamos trabalhando para que mais pessoas sejam cadastradas na Tarifa Social. Todos têm o direito à água potável e aquelas que têm baixa renda devem pagar menos. Por isso estamos trabalhando para que a nossa população de baixa renda tenha acesso a Tarifa social. Obrigado, governador, por mais esse investimento em nossa cidade”, concluiu.

O evento reforça o compromisso do Governo do Estado e da Casal em promover melhorias contínuas no sistema de abastecimento de água, assegurando que mais famílias alagoanas tenham acesso a esse recurso vital. Também participaram do evento a primeira-dama Marina Dantas, prefeitos e vereadores da região.