/Em Brasília, chefe do Executivo estadual ressaltou que Governo Federal apresentará solução para renovar cessão do espaço ao Governo do Estado

Em Brasília, chefe do Executivo estadual ressaltou que Governo Federal apresentará solução para renovar cessão do espaço ao Governo do Estado

Governador Paulo Dantas com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, para entendimentos da renovação de cessão do Centro Cultural e de Exposições de Maceió

por Roberto Emerich / De Brasília

Foto: Adalberto Marques/ Assessoria do Ministério da Gestão e Inovação

O governador Paulo Dantas destacou, na terça-feira (18), em Brasília, após reuniões ministeriais, a disposição do governo federal em resolver o impasse na renovação da cessão de uso do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso (Centro de Convenções), localizado no bairro do Jaraguá, para o Governo de Alagoas. Dantas ressaltou que o espaço é vital para o fomento cultural e turístico estadual.

“O Centro de Convenções é um equipamento importantíssimo para o desenvolvimento alagoano. A nossa capital precisa desse instrumento para podermos atrair eventos e criar condições para que o turismo de negócios chegue ao nosso Estado. Para isso, viemos a Brasília nos reunir com a ministra (da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) Esther Dweck. Entregamos um estudo muito bem elaborado por especialistas. Ela se colocou à disposição e disse que, em conjunto, iremos encontrar uma solução para o impasse. Isso me deixou extremamente feliz. Estou motivadíssimo em realizar quanto antes essa concessão. Quem ganha com isso é o turismo e, sobretudo, o povo alagoano”, celebrou.

Para a secretária especial de Gestão e Patrimônio da Seplag (Secretaria de Planejamento e Gestão), Karine Silva, as reuniões se mostraram positivas. Ela adiantou que o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e a Secretária de Patrimônio da União apresentarão solução definitiva para o impasse.

“O governo federal afirmou que buscará formas de fazer a cessão de Centro de Convenções para Alagoas e garantir o espaço público por mais 20 anos para o estado de Alagoas. Esse é o caminho. O diálogo. De forma técnica, temos que nos preparar com notas técnicas bastante explícitas e explicativas em relação aos benefícios do local para o turismo e gerenciamento da cultura no estado de Alagoas. Temos um momento muito propositivo com a gestão federal. Esse encontro é reflexo desse momento”, disse.

O espaço

Conhecido popularmente como Centro de Convenções de Maceió, o espaço tem capacidade de acomodar até 3.535 visitantes. O local foi construído para atender diversas necessidades, como feiras, congressos, exposições e apresentações artísticas e culturais. O Centro conta com cinco salas temáticas, um auditório, quatro salas e um teatro com capacidade para cerca de 1.500 pessoas.