/Aula Magna da especialização de Gestão de Cooperativas torna-se marco para a economia de AL

Aula Magna da especialização de Gestão de Cooperativas torna-se marco para a economia de AL

Proposta do curso é desenvolver visão estratégica e o despertar do posicionamento crítico sobre a gestão de cooperativas

por Clau Soares / Ascom Uneal

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, prestigiou a solenidade e destacou o protagonismo do estado no cenário científico do País – Foto: Edvan Ferreira / Agência Alagoas

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços (Sedics) e a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes/AL) realizaram, nesta quinta-feira (6), no Palácio República dos Palmares, em Maceió, a Aula Magna do curso de pós-graduação Gestão de Cooperativas.

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, prestigiou a solenidade e destacou o protagonismo do estado no cenário científico do País. “Alagoas tem a honra de ser o quinto estado proporcionalmente que consegue mais bolsa de mestrado e doutorado. [O Estado] investe na ciência, na educação, na tecnologia, na extensão, na capacitação, na formação. Temos que investir em educação. Este é o caminho para termos um estado verdadeiramente desenvolvido do ponto de vista humano e econômico”, frisou.

Para o reitor da Uneal, Odilon Máximo, o cooperativismo e a economia solidária são importantes para o desenvolvimento do estado. “A Uneal está de portas abertas. Inclusive, já estive no Ministério da Educação para debater um programa para formação de agentes de economia solidária”, revelou.

A secretária de Estado do Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços (Sedics), Alice Beltrão, ressaltou que as aulas do curso serão presenciais e gratuitas. “Esse curso vem para consolidar e poder atualizar e trazer mais competência para os gestores de cooperativa. Este é apenas o primeiro dos próximos que virão”, afirmou.

O secretário executivo de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Adalberon Júnior, lembrou ainda que, além dos estudos em sala de aula, os participantes da pós-graduação também compartilharão as experiências nas cooperativas nas quais atuam. Estiveram presentes à solenidade, inscritos no curso; a pró-reitora de Ensino do Ifal, Cledilma Costa; a presidente da Cooperativa dos Artesãos da Barra Nova, Lindinalva Camargos; e o vice-reitor da Uneal, Anderson Barros.

Aula inaugural

O professor da Universidade Federal de Alagoas e economista Cícero Péricles ministrou a palestra “O papel do cooperativismo no desenvolvimento econômico do estado de Alagoas”, na qual apresentou as transformações na economia alagoana nas últimas décadas, apontando o cooperativismo e as associações como oportunidades para o incremento da produção de bens e serviços no Estado, além da geração de renda.

Sobre o curso

Com 36 cursistas, a pós-graduação Gestão em Cooperativas é realizada pela Universidade Estadual de Alagoas, com a parceria de docentes do Instituto Federal de Alagoas e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e tem a coordenação da professora do curso de administração pública da Uneal, Ana Carolina Beltrão. A proposta do curso é “desenvolver visão estratégica e o despertar do posicionamento crítico sobre a gestão de cooperativas, estimulando a adoção de práticas gestão e governança compatíveis com o mercado nos diferentes ramos do cooperativismo, sob preceitos éticos, alicerçados nos princípios do cooperativismo e na responsabilidade socioambiental contemporânea”.